Três das maiores empresas de tecnologia do mundo, Google, Apple e IBM, não exigem mais diplomas universitários de seus futuros funcionários na hora da contratação. A informação é do site de levantamento de empregos norte-americano Glassdoor, que listou 15 grandes empresas dos EUA que já relaxaram suas políticas de contratação em volta desse tema.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Naturalmente, as pessoas que se candidatam a vagas abertas nessas empresas precisam demonstrar seus conhecimentos, que podem ter sido adquiridos em uma faculdade ou mesmo em casa na frente do PC. O ramo da tecnologia, em especial, realmente tem a vantagem de áreas, como Programação e Design, serem largamente apoiadas por cursos online, e qualquer pessoa com tempo e dedicação consegue aprender pelo menos alguns segmentos específicos.
Cada vez mais empresas oferecem vagas com bons salários para quem tem educação não tradicional ou um diploma de Ensino Médio
Além disso, a popularização dos “nanodegrees”, cursos profissionalizantes a distância oferecidos por instituições que não emitem diplomas oficiais, podem ter ajudado Google, Apple e outras a rever suas exigências.
“Com o preço das faculdades subindo em todo o país, muitos estadunidenses não têm tempo ou dinheiro para tirar um diploma universitário. No entanto, isso não significa que as suas possibilidades de trabalho ficaram mais restritas. Cada vez mais empresas oferecem vagas com bons salários para quem tem educação não tradicional ou um diploma de Ensino Médio”, segundo o Glassdoor.
Além dessas três empresas de tecnologia, outras marcas conhecidas, como Starbucks e Hilton, apareceram na lista do Glassdoor.