Não faz nem um mês que a União Europeia puniu a Google com uma multa de US$ 5 bilhões pela prática de truste com seu sistema operacional, o Android. Foram três os principais motivos que levaram o bloco econômico a investigar a empresa e agora o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) está analisando o caso segundo o presidente da instituição, Alexandre Barreto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Google não se pronunciou oficialmente sobre a análise do Cade, mas reforçou sua posição – divulgada na ocasião da punição pela EU
“O que estamos fazendo agora é analisar a decisão da União Europeia para decidir se é o caso de termos uma atuação aqui [no Brasil] ou não”, disse Barreto. Tanto o órgão quanto uma denúncia podem ser o gatilho para o início de uma análise que pode levar a uma investigação.
Política de truste?
Na Europa, a empresa teve que pagar uma multa bilionária por ter usado o Android como um veículo para consolidar sua dominância como ferramenta de busca na internet, segundo afirmou Margrethe Vestager, responsável por analisar competições comerciais na União Europeia.
A Google não se pronunciou oficialmente sobre a análise do Cade, mas reforçou sua posição – divulgada na ocasião da punição pela EU: “Estamos dispostos a fazer mudanças, mas estamos preocupados com o fato de que a decisão de hoje [na Europa] afete o equilíbrio que atingimos com o Android", afirma o texto publicado pelo CEO da Google Sundar Pichai.
Fontes