O Google anunciou uma reformulação completa para a sua plataforma de anúncios online, que é atualmente responsável por 86% das receitas da companhia. A empresa está aposentando nomes como AdWords e DoubleClick para organizar tudo em um conjunto de apenas três serviços mais distintos.
O Google AdWords mudou de marca e agora passa a se chamar Google Ads. De acordo com a empresa, ele será uma espécie de porta de entrada para que as empresas comprem anúncios e os publiquem em qualquer plataforma do Google, como a busca, o Google Maps, o YouTube ou a Google Play.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além disso, a empresa está lançando as Campanhas Inteligentes, que serão a modalidade padrão de publicidade para os anunciantes. Ela permite que o usuário escolha as suas prioridades — se você quer vender os produtos online ou prefere destacar o telefone da loja, por exemplo — e o sistema vai utilizar aprendizagem de máquina para otimizar o anúncio, de acordo com as preferências.
Já os produtos DoubleClick e Google Analytics 360 Suite viraram a Google Marketing Platform. Ela terá uma central de integração para que os anunciantes possam ver todas as maneiras diferentes com as quais eles podem “planejar, comprar, medir e otimizar as mídias digitais e a experiências dos consumidores”.
O DoubleClick for Publishers e o DoubleClick Ad Exchange também foram combinados, formando o Google Ad Manager. Os dois produtos já vinham sendo unificados ao longo dos últimos anos, com a mudança atual sendo praticamente apenas da marca.
De acordo com o Google, todas as mudanças devem começar a ser feitas durante o mês de julho e, como não elas não correspondem a muitas alterações drásticas, a empresa acredita que não será necessário nenhum tipo de treinamento para se adequar às novidades.
Ainda neste mês, o Google também melhorou a transparência dos anúncios que chegam até você, mostrando com mais detalhes quais informações foram utilizadas para que o sistema da empresa decidisse exibir aquela propaganda. Também ficou mais fácil personalizar os anúncios que aparecem para você.
Fontes
Categorias