Crowdsource: Google pede ajuda para melhorar reconhecimento de imagens

1 min de leitura
Imagem de: Crowdsource: Google pede ajuda para melhorar reconhecimento de imagens

É comum acompanharmos notícias estrondosas sobre "escândalos" e acontecimentos conturbados envolvendo o uso indevido de dados coletados pelas grandes empresas de tecnologia. No entanto, há muitas iniciativas públicas dessas companhias que buscam diretamente melhorar algoritmos e tecnologias com a ajuda dos usuários. Recentemente, a Google — referência mundial em coleta de dados — começou a promover uma dessas iniciativas, dessa vez com foco em territórios fora dos EUA: o Crowdsource.

Em mercados emergentes, como a Índia, a Google ainda precisa melhorar a coleta de dados nos seus sistemas de IA (inteligência artificial). Quando o assunto é reconhecimento de imagens, a gigante do Vale do Silício está pedindo uma ajuda especial dos usuários para aprimorar os algoritmos. Anurag Bathra, gerente de produto da Google, disse que a companhia tem "um conjunto de dados de treinamento muito escasso em partes do mundo fora dos Estados Unidos e da Europa Ocidental".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1

Bathra atualmente lidera um projeto que busca melhorar essa situação. O Crowdsource é um aplicativo que pede aos usuários a execução de tarefas simples durante a checagem de precisão dos algoritmos focados em reconhecimento de imagem e tradução. A plataforma está sendo promovida pela Google principalmente na Índia e em outros territórios asiáticos, mas pessoas de todos os lugares do globo podem baixar o app. Uma expansão para a América Latina também deve acontecer ainda em 2018.

E como o Crowdsource funciona?

Basta que você faça o download do app e ajude a Google a verificar rótulos, transcrever manuscritos, identificar objetos "caseiros" específicos de alguma região, dentre outras atividades. Isso melhorará o uso da Google Lens, por exemplo, que frequentemente rotula objetos de forma errônea (e causa muitas risadas).

Ao contrário do programa Google Opinion Rewards, a nova iniciativa não recompensa os usuários financeiramente. Se você está contente apenas pelo prazer de ajudar (e ganhar alguns pontos, badges e certificados) e participar de grupos com outras pessoas que também ajudam bastante, então não perca tempo e comece a usar o Crowdsource.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.