De acordo com informações publicadas hoje (03) pelo New York Times, a Apple contratou um ex-engenheiro da Google que foi responsável por disseminar o uso de inteligência artificial na gigante das buscas. A partir de agora, John Giannandrea deve liderar os esforços em IA da Apple, provavelmente com foco na assistente digital Siri.
Segundo um email interno obtido pelo periódico norte-americano, o Tim Cook teria informado a chegada de Giannandrea à Apple explicando que o novato “compartilha nosso comprometimento com a privacidade dos clientes e nossa abordagem meticulosa”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Maçã está preparada para tornar IA uma parte mais central de seus produtos
Não se sabe exatamente qual cargo Giannandrea vai ocupar na Apple, mas parece que o novo executivo vai se reportar diretamente ao CEO Tim Cook, dando a entender que usa posição na empresa é de grande importância. Isso ainda deixa transparecer que a empresa da Maçã está preparada para tornar IA uma parte mais central de seus produtos.
Siri defasada?
Nos últimos anos, a Apple vem sendo duramente criticada pelo fato de sua assistente digital ser sensivelmente pior que as concorrentes como Alexa da Amazon, Cortanada Microsoft e principalmente o Google Assistente. Mesmo a Maçã tendo lançado seu produto primeiro, ela simplesmente não conseguiu trabalhar com inteligência artificial tão bem quanto suas adversárias, ficando para trás nessa corrida. A Siri é tão defasada frente aos concorrentes que o fato de ela estar no HomePod foi considerado um ponto negativo por veículos internacionais que analisaram o produto e apontaram as limitações causadas pela assistente.
Não sabemos se, com a chegada de Giannandrea à Apple, essa situação pode começar a mudar, mas é improvável que a atuação do engenheiro surta efeitos tão rapidamente.
Categorias