Uma foto que viralizou nas redes sociais nos últimos dias mostra um professor ensinando o Microsoft Word a seus alunos. O método usado por ele, porém, é que chamou a atenção: a tela do editor de textos foi reproduzida de maneira fiel e precisa em um quadro negro, desenhada com giz.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O professor em questão é o ganês Richard Akoto, responsável por dar aulas de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). “Ensinar NTIC na escola em Gana é bem divertido”, comentou. “Eu tenho feito isso o tempo todo em que estou na sala de aula. Eu amo os meus alunos, então tenho que fazer algo que os faça entender o que estou ensinando”, complementou.
O problema é que a escola na qual Akoto leciona está sem computadores desde 2011, o que obriga o professor a ter que usar a criatividade para não deixar os seus alunos completamente desamparados — temas relacionados às NTIC são parte obrigatória do currículo escolar.
Richard Akoto desenha a interface do Word no quadro negro para ensinar os seus alunos.
Ajuda
A empresária Rebecca Enonchong teve contato com a foto de Akoto desenhando no quadro negro para ensinar os seus alunos e resolveu tweetar para a Microsoft África no último dia 25 propondo que a companhia ajudasse o professor.
No dia 27, a seção africana da companhia respondeu à empresária afirmando que auxiliará a escola na qual Akoto trabalha fornecendo um computador e também acesso ao programa de certificação de educadores da empresa, o Microsoft Certified Educator (MCE).
Supporting teachers to enable digital transformation in education is at the core of what we do. We will equip Owura Kwadwo with a device from one of our partners, and access to our MCE program & free professional development resources on https://t.co/dJ6loRUOdg
— Microsoft Africa (@MicrosoftAfrica) 27 de fevereiro de 2018
“Apoiar professores para permitir uma transformação digital na educação está no centro daquilo que fazemos”, escreveu a companha. “Nós equiparemos a Owura Kwadwo com um dispositivo de um de nossos parceiros, acesso ao nosso programa MCE e recursos gratuitos para o desenvolvimento profissional no education.microsoft.com.”
Fontes