Na última semana, surgiu um relatório apontando que a Nokia — marca que hoje é controlada pela HMD Global — está atingindo cerca de 1% do mercado internacional de smartphones. Agora, um analista de mercado da Counterpoint vai um pouco além. Neil Shah revela que celulares Nokia podem ter alcançado mais consumidores do que algumas das maiores empresas do mundo no último trimestre do ano passado.
Nessa listas, Shah inclui HTC, Sony, Google, Alcatel, Lenovo, OnePlus, Gionee, Meizu, Coolpad e ASUS. Ainda de acordo com ele, foram cerca de 4,4 milhões de celulares enviados às lojas espalhadas pelo mundo. Um bom número, ainda mais se compararmos que Google vendeu 3,9 milhões de Pixels ao longo de todo o ano de 2017. E você já entendeu por que dissemos que estes números "iludem" lá no título da matéria.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Bem... A Nokia conseguiu 4,4 milhões de aparelhos, chegando a 1% do mercado de smartphones e 15% do mercado de feature phones. Ou seja: o segmento em que o dinheiro realmente corre ainda não foi dominado. É claro que a HMD ainda tem espaço para crescer neste outro caminho, mas é preciso tomar cuidado ao analisarmos apenas os números brutos.
We believe, 2018 most focus for @hmdglobal should be building smartphone demand in Asia, Europe & MEA as FP demand is robust driving positive cash flow,
— Neil Shah (@neiltwitz) 12 de fevereiro de 2018
2018 H2 & 1H2019 would need a focused strategy for operator-centric markets in LATAM to challenge Moto & Samsung.
Uma esperança para a empresa está na expansão global — "Please come to Brazil" —, mas ainda há poucas informações sobre isso. Esperamos que durante a MWC 2018 a HMD Global revele mais de seus planos para o crescimento da Nokia.
Fontes
Categorias