Um mundo sem lixo por todos os lugares seria uma boa para, bem, todo mundo. O Litterati é um app que incentiva os usuários a se divertirem enquanto coletam lixo jogado nas ruas e parques. O app foi criado por Jeff Kirschner e permite compartilhar fotos do que você coletar e também geolocalizar seu lixo.
O grande diferencial do Litterati é “gamificar” o ato de jogar e coletar seu lixo. Recentemente, o app levantou um capital de US$ R$ 165 mil, após uma campanha bem-sucedida no Kickstarter. Jeff conta que o app já ajudou o planeta a destinar corretamente quase 1 milhão de peças de lixo (inclusos: bitucas de cigarro, latinhas de refrigerante, embalagens de fast-food e vários outros itens).
Registro do impacto no planeta
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Impacto no planeta
O criador conta que a ideia do Litterati surgiu quando, ao caminhar com sua filha, a garotinha notou uma lata descartada no meio das árvores. O executivo começou a tirar fotos do lixo que encontrava e coletava em seu caminho a partir daí.
“Notei duas coisas: um, o lixo se tornou artístico e acessível; e dois, ao fim de alguns dias, tinha 50 fotos no meu telefone e tinha apanhado cada pedaço, e percebi que eu estava mantendo um registro do impacto positivo que eu estava fazendo no planeta”, conta Kischner em uma palestra no TED.
App ajuda a rastrear e compartilhar o lixo que você coletou
Aplicar um modelo colaborativo para a retirada de lixo do planeta todo é um objetivo bastante ambicioso. No entanto, pode dar certo, já que o app recebeu US$ 225 mil (cerca de R$ 730 mil) do governo norte-americano, em nome National Science Foundation. A agência financia projetos de pesquisa e educação, conta Kirschner em entrevista ao Business Insider.
Disponível para Android e iOS, o app criou uma comunidade que está usando colaboração para limpar vários cantos do mundo. A Litterati afirma que já alcançou a marca de 60 mil usuários, em mais de 115 países no momento. Além de limpar a sujeira do caminho, a empresa pretende usar essas informações em colaborações com marcas e organizações para reduzir desperdícios e parar o lixo antes dele chegar às ruas da cidade.
Fontes
Categorias