De acordo com fontes anônimas citadas pelo DigiTimes, a fabricante de chips MediaTek poderia começar a fornecer modems para conectividade 4G dos atuais e próximos iPhones da Apple em 2018. A empresa entraria na cadeia produtiva da Maçã para substituir a Qualcomm, companhia com a qual a Apple briga intensamente na justiça por conta de royalties referentes a modems para smartphones.
A Apple já teria redirecionado 50% das suas encomendas desses chips para a Intel e estaria procurando outra grande fabricante para ficar responsável pelo restante da sua demanda. Assim, a gigante de Cupertino poderia ficar totalmente independente da Qualcomm na questão de conectividade em seus iPhones. De acordo com a Maçã, a criadora dos chips Snapdragon estaria cobrando uma quantia injusta de royalties pelo uso de seus modems nos iPhones, se aproveitando de sua posição de líder no segmento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Trabalhando duro para encontrar novos parceiros comerciais e expandir seus negócios
O DigiTimes procurou a MediaTek para comentar sobre o assunto, mas a empresa taiwanesa se recusou a discorrer sobre o rumor. Em vez disso, um porta-voz disse apenas que a companhia estava trabalhando duro para encontrar novos parceiros comerciais e expandir seus negócios.
Analistas de mercado, contudo, acham difícil a MediaTek conseguir algum espaço significativo na cadeia produtiva atual da Apple, considerando que a empresa já teria uma lista de fornecedores bem fechada. Contudo, a fabricante de chips poderia sim suprir componentes para aparelhos domésticos conectados como o HomePod, dispositivos vestíveis e acessórios, segmento no qual é líder global.
Fontes