Pensando em aproveitar ofertas ou encher o carrinho virtual em um site de e-Commerce? Segundo o mais recente resultado do Índice FIPE Buscapé, o mercado no Brasil está em uma fase excelente de queda de preços, inclusive no setor de tecnologia.
De acordo com o estudo, os preços de lojas virtuais baixaram 5,55% em agosto deste ano se comparados com o mesmo período de 2016. E a queda tem sido constante: em relação a junho de 2017, os preços registraram queda de 0,21%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Trata-se do nono mês consecutivo de registro de baixa de preços. Essa é a maior queda registrada desde março de 2013. Dos dez grupos monitorados pelo índice, sete apresentaram redução em agosto:
- Telefonia (-17,85%)
- Fotografia (-6,05%)
- Moda e acessórios (-5,04%)
- Eletrônicos (-3,63%)
- Informática (-3,62%)
- Casa e decoração (-1,40%)
- Esporte e lazer (-0,89%)
Só que nem tudo são boas notícias. Na parte negativa, o destaque fica para o aumento no preço dos setores brinquedos e games (7,79%); cosméticos e perfumaria (1,13%); e eletrodomésticos (0,67%).
Para o CEO do Buscapé, Sandoval Martins, a queda é natural por conta de um reajuste de preços nos útlimos meses. Porém, com a chegada de feriados de alto consumo (Dia das Crianças e, logo depois, o Natal), os valores devem parar de cair.
A comparação do índice é feita sempre dos mesmos produtos, o que significa que valores podem sofrer alterações por conta de vários fatores: disseminação da tecnologia, lançamento de um produto concorrente ou da própria fabricante que seja superior e troca de coleção, por exemplo.
Fontes
Categorias