menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Pagar impostos de importação pela internet? Em breve, isso será possível

Sistema de tributação dos Correios está passando por mudanças, e deve resultar em pagamentos mais fáceis – bem como menor espera para as entregas

schedule25/09/2017, às 08:31

Pagar impostos de importação pela internet? Em breve, isso será possívelFonte: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Imagem de Pagar impostos de importação pela internet? Em breve, isso será possível no tecmundo

Boas notícias para aqueles que estão cansados de ter que passar nos Correios para pagar suas importações tributadas. Todo o processo está passando por uma série de modernizações feitas com o objetivo de acelerar a verificação aduaneira no país – o que, para nossa alegria, deve significar uma menor espera nas entregas desse tipo de produto por aqui.

Entre as novidades que devem fazer parte dessa modernização, uma das mais interessantes é a possibilidade de fazer o pagamento das taxas de tributação online, tanto via cartão de crédito quanto por internet banking. Esta, segundo a Agência Brasil, vem na forma do Portal do Importador, um sistema que permite a emissão dos boletos de pagamento pela internet; assim, é só pagar os valores para ter seu produto entregue diretamente na porta de casa.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Como tudo isso vai funcionar? De maneira surpreendentemente simples, na verdade. Depois de se cadastrar, a Receita Federal apenas envia um aviso por email para que a pessoa possa fazer o pagamento pelo site. Feito isso, a encomenda é entregue como normalmente.

Entregas mais rápidas

Outra vantagem trazida com isso, como falamos antes, é a velocidade de todo o processo. A expectativa é que os produtos levem cerca de 10 dias a menos da chegada ao país até sua entrega, visto que a automatização do sistema permite o compartilhamento de informações das mercadorias entre os Correios e os serviços postais do resto do mundo.

Vale notar, por fim, que o portal deve entrar em funcionamento até o fim de outubro, chegando a plena operação ao longo dos próximos seis meses. Agora é torcer que esse sistema se mostre tão bom quanto parece, porque convenhamos que não serão poucos aqueles felizes em não ter que esperar vários meses até a entrega de seu produto.