Boas notícias para quem costuma fazer compras online e tem medo de ser enganado. Ao que a empresa ClearSale divulgou de sua pesquisa mais recente, o número de tentativas de fraude em e-commerce no Brasil diminuiu em 2016, representando apenas 3% do dinheiro gasto no país em compras online.
Essa queda seria resultado de um aumento no faturamento e no número de pedidos em compras online em comparação ao ano passado. O crescimento foi de 11,5 e 12,1%, respectivamente; no entanto, o número de fraudadores atuando continuou o mesmo, assim como a frequência das tentativas de fraude.
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“Hoje, as pessoas conseguem comprar mais pela internet e, na medida que as taxas de fraude se mantém estáveis, podemos inferir que se trata de um mercado que cresce com segurança”, explica a companhia.
Eletrônicos ainda são grande alvo
Antes que você se anime demais, vale notar que ainda não é hora de baixar sua guarda nas compras. Produtos como games, celulares e produtos esportivos ainda atraem muito interesse dos criminosos, visto sua grande facilidade de revenda. Como resultado, o dinheiro gasto em tentativas de fraude na compra de smartphones sobe para 5%, por exemplo.
Mesmo assim, essas são ótimas notícias tanto para lojistas quanto para o consumidor – principalmente porque novas ferramentas estão surgindo para ajudar ambos os lados a identificarem e evitarem possíveis fraudes.
Hoje, as pessoas conseguem comprar mais pela internet, na medida que as taxas de fraude se mantém estáveis
Por último, mas não menos importante, a pesquisa também aponta um crescimento constante no uso de smartphones para fazer suas compras, dada sua praticidade. Vendo esse comportamento, por sua vez, empresas estão oferecendo promoções específicas por esse meio.
“As pessoas querem consumir independentemente da plataforma. A transição natural de compras realizadas no desktop para compras feitas em smartphones contribuirá para um amadurecimento deste mercado. O diferencial dos varejistas estará nas estratégias que serão desenvolvidas com foco na experiência dos consumidores”, explica Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale.
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