A Amazon, empresa gigante do varejo online, está focando esforços em tecnologias que usem e abusem de inteligência artificial. Porém, na nova empreitada da companhia, as máquinas vão ajudar na busca pela próxima tendência no mundo da moda.
Você deve estar se perguntando como funciona essa tecnologia. Bem, um algoritmo é usado para aprender sobre um estilo específico. Depois disso, baseando-se nos resultados, o software pode criar itens fashion a partir do zero!
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O trabalho utiliza uma ferramenta chamada Generative Adversarial Network (Rede Adversária Generativa, em tradução livre), que consiste em redes neurais que operam juntas para fazer uma análise, tomando como base alguns dados brutos. Observando amostras de um estilo, o recurso consegue aplicar isso a um item existente, por exemplo.
A inteligência artificial da Amazon pode não gerar a próxima concorrente plena das marcas de moda, como Chanel, Dior, Fendi e Louis Vuitton – pelo menos por enquanto, já que ainda pode demorar até que as máquinas ditem tendências.
Esse, por enquanto, é apenas um experimento, apresentado em um workshop organizado pela Amazon, nos Estados Unidos. Porém, alguns testes da companhia nesse ramo já foram concretizados, como a câmera Echo Look, que usa a assistente Alexa para dar dicas de estilo baseadas nas suas roupas.
Afinal, você usaria algum modelo criado por inteligência artificial? Deixe sua opinião na seção de comentários!
Fontes
Categorias