Economizar espaço no interior de um computador pode ser uma ótima ideia para as fabricantes, mas há momentos em que realmente não existem mais formas de realizar esse processo — principalmente depois de reduzir placas-mãe e outros componentes do hardware. Entretanto, a Apacer está desenvolvendo um novo sistema que pode fazer com que os PCs sejam um pouco mais compactos.
Trata-se de uma novidade que adiciona drives de estado sólido ou memória CF (Compact Flash) aos DIMMs de memória volátil — em termos mais comuns, ele acopla um dispositivo de armazenamento nos “pentes de memória” RAM do computador. A transferência dos dados ocorre por meio de conexões SATA III, que conseguem absorver a energia elétrica do próprio DIMM.
Apesar de ser possível utilizar memórias do tipo SSD e também CF, é mais provável que o primeiro tipo seja utilizado mais amplamente. Ainda em relação aos SSDs, três tipos diferentes de drives são compatíveis — M.2 2242, M.2 2260 e M.2 2280 —, o que facilita bastante a conexão deles a computadores de diferentes tamanhos. Por enquanto, apenas drives de até 512 GB demonstraram bons resultados na utilização do sistema, mas é bem provável que outros mecanismos com 1 TB de capacidade estejam nos planos da Apacer.
Os SDIMMs (DIMMs de “Storage” (Armazenamento)) devem ser vendidos diretamente para fabricantes de computadores montados, por isso é difícil que os consumidores individuais consigam adquirir os componentes em um futuro próximo. No momento, diversas amostras dos produtos já estão com as montadoras para testes práticos, mas ainda não é sabido quando eles chegarão efetivamente ao mercado.
Fontes
Categorias