É praticamente consenso a premissa de que “quanto mais memória RAM melhor é o desempenho de um ou outro computador na execução de tarefas múltiplas e complexas”. Mas seria esta regra -- tomada como fato pelo senso comum -- verdadeira? Conforme demonstrado pelo TechSpot, máquinas equipadas com 16 GB e 8 GB de RAM apresentam performance semelhante quando colocadas à prova.
A afirmação se baseia nos resultados de tempo gasto pelos computadores durante a codificação de um arquivo (com demanda por 12 GB de RAM) através do software de edição de vídeos Adobe Premiere CC. O hardware com 4 GB de RAM, que também foi usado para referência, completou a ação em 415 segundos.
A surpresa veio então no momento em que o mesmo processo foi rodado junto das máquinas com mais memória RAM: enquanto 290 segundo foram consumidos pelo computador com 16 GB, 300 segundos tiveram de ser gastos pelo sistema equipado com cartão RAM de 8 GB. Os resultados foram semelhantes durante a operação doWindows 10 com aplicativos rodando em segundo plano, tais como Microsoft Word, Photoshop, Excel, Dropbox e outros.
E quanto aos jogos?
Foi surpreendente também a constatação de que sistemas com RAM parruda apresentam pouca vantagem sobre máquinas com cartões mais modestos. Ainda de acordo com o TechSpot, enquanto 65 abas do Google Chrome rodavam em segundo plano (com consumo de 1,2 GB), o jogo Batman: Arkham Knight (9,8 GB) conseguiu manter taxas altas de fps em máquinas com 16 GB, 8 GB e 4 GB.
Um cenário extremo
As vantagens de computadores com 16 GB de RAM foram notadas pelos autores do TechSpot apenas quando um “cenário improvável e extremo” foi criado: ao comprimir um arquivo usando o programa 7-Zip, a superioridade da máquina com o cartão de RAM mais generoso foi realmente notada.
Você percebe diferenças substanciais entre computadores equipados com 8 GB e 16 GB de RAM? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias