Quando foi retirado do ar há um ano, o Megaupload prometeu que retornaria. Kit Dotcom cumpriu a promessa e apresentou o MEGA, exatamente um ano depois. O novo serviço de armazenamento na nuvem oferece 50 GB de espaço totalmente grátis para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo hospedar os seus arquivos.
Todo o conteúdo armazenado no MEGA é criptografado. Essa medida foi implementada para isentar Kim Dotcom e a equipe do MEGA de qualquer responsabilidade sobre os documentos hospedados no serviço, uma vez que somente o dono dos itens sabe o seu conteúdo.
Aprendendo a utilizar o MEGA
Antes de mais nada, acesse o serviço clicando no link abaixo.
O MEGA não possui um cliente para desktops que possa ser instalado diretamente na sua máquina, como acontece com outros serviços de armazenamento na nuvem. O único modo de acessá-lo é diretamente pelo site.
Atenção: Apesar de funcionar muito bem com qualquer navegador disponível no mercado, alguns recursos do serviço funcionam melhor no Google Chrome.
Logo que você acessar o site pela primeira vez, mude a linguagem de exibição do programa para o português brasileiro clicando no botão presente na parte superior da tela.
Efetuando o cadastro
Apesar de ser possível hospedar e compartilhar arquivos no MEGA sem efetuar um cadastro, o ideal é criar uma conta no serviço. Dessa maneira, você pode controlar melhor a sua biblioteca, além de não perder o acesso aos seus documentos armazenados por lá depois que fechar o navegador.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Para se cadastrar, clique no botão “Registrar-se” encontrado na parte superior da tela. Escolha o seu nome de usuário, cadastre o seu email e a sua senha. Também é preciso concordar com os termos de serviço do MEGA (em inglês). Feito tudo isso, confirme a sua inscrição clicando no botão “Registrar-se”.
Um email contendo um link com a confirmação do seu cadastro será enviado e somente depois dessa confirmação a sua conta poderá ser utilizada.
Conhecendo a interface do MEGA
Assim que você acessa a sua conta pela primeira vez, o serviço gera as chaves de criptografia dos seus arquivos baseando-se nas informações da sua conta e da senha cadastrada. Depois disso, a tela inicial com o painel de controle do MEGA surge, contendo todas as ferramentas necessárias para que você gerencie a sua biblioteca.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Confira:
- Cloud Drive: mostra a estrutura principal de arquivos, incluindo as pastas e subpastas criadas para organizar os itens;
- Lixeira: os arquivos deletados vêm para cá;
- Caixa de entrada: armazena e organiza as mensagens recebidas na sua conta;
- Contatos: mantém uma lista com o nome de outros usuários do MEGA que são seus amigos.
A parte central da tela exibe todo o conteúdo da sua biblioteca do MEGA. Por ali, é possível gerenciar os seus arquivos e itens armazenados no serviço; conheça as ferramentas principais:
- Cloud Drive: exibe os arquivos armazenados a partir da estrutura de pastas criadas por você;
- Nova pasta: crie novas pastas ou subpastas;
- Upload de Arquivo: clique nesta opção para enviar os arquivos para a sua conta do MEGA;
- Upload de Pasta: igual à opção anterior, com a diferença de que aqui é possível enviar pastas de arquivos inteiras de uma só vez.
Você também pode efetuar o upload de arquivos apenas os arrastando para dentro da tela principal do MEGA.
Caso você deseje compartilhar o link de algum arquivo, selecione qualquer um dos itens da lista e clique com o botão direito sobre ele. No menu de contexto que abrir, selecione a opção “Obter Link”.
O menu de contexto também pode ser utilizado para mover, copiar, renomear ou deletar os arquivos armazenados na sua conta.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Na parte inferior da tela, uma janela exibe todas as transferências de arquivos que acontecem no momento ou estão na fila aguardando a sua vez. Na lista é possível ver a natureza das conexões, a velocidade e o tempo estimado até a conclusão do processo.
Gerenciamento da conta
Você pode alterar as configurações da sua conta acessando o item “Minha conta” disponível no menu superior da tela. Lá dentro você encontra diversas opções:
- Detalhes da conta: verifique quanto dos 50 GB de espaço de armazenamento você já utilizou ou assine um plano com mais capacidade. Caso tenha uma assinatura paga, é nessa categoria em que você poderá alterar os dados do seu plano;
- Configurações de transferência: altere o número de conexões simultâneas de download e upload e o limite de banda para o envio de arquivos;
- Títulos: essa opção permite que você adquira planos de dados do MEGA separadamente e até mesmo com descontos de diversos revendedores diferentes;
- Histórico da Sessão: marca o navegador, endereço IP e local de onde você acessou a sua conta do MEGA. O registro pode salvar dados das últimas 250 sessões.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Compartilhamento de pastas
O MEGA também disponibiliza um meio de você compartilhar a sua pasta com outras pessoas. Para fazer isso, clique com o botão direito sobre qualquer pasta da sua biblioteca e acesse o item “compartilhando”.
Na tela que abrir, adicione o endereço de email e defina os direitos do convidado: apenas leitura, escrita e leitura ou acesso total aos arquivos.
O convidado receberá um email com o link da pasta e todas as informações necessárias.
Não perca sua senha!
O sistema de segurança do MEGA foi implementado de uma maneira que, ao criar a sua senha, ela passa a ser a chave de encriptação de todos os seus dados armazenados no serviço. Dessa forma, ao perder a senha você perde o acesso aos seus arquivos definitivamente, sem chance de recuperação.
Essas medidas de segurança são necessárias para garantir a total privacidade do serviço e garantir que somente você tenha acesso aos seus arquivos. A criptografia dos arquivos é feita na máquina dos clientes antes do upload e após o download.
Hospedando arquivos sem se cadastrar
O MEGA aceita o envio de arquivos sem que você tenha feito um cadastro antes. Contudo, você só tem acesso a eles até fechar a tela do seu navegador. Depois disso, somente se você guardou o link do arquivo.
Hospedar um arquivo é extremamente simples. A tela inicial exibe um botão de tamanho razoável, basta bastando clicar nele e selecionar os arquivos do seu computador que você deseja enviar para o site.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Feito isso, uma tela com os termos do serviço (em inglês) aparece na tela pedindo confirmação. Para prosseguir, basta clicar em “Eu aceito”.
Depois, você é direcionado para a tela de gerenciamento dos arquivos, e as ferramentas disponíveis são as mesmas já vistas anteriormente.
Categorias