(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
De acordo com a NASA, a já ocupada Curiosity começou, também, a trabalhar no turno da noite, realizando observações noturnas da região na ela se encontra no momento. Segundo a agência norte-americana, esta é a primeira vez que a sonda espacial usou a câmera de seu braço robótico para tirar fotos à noite, que foram iluminadas por fontes de luz branca e ultravioleta presentes no equipamento.
As imagens foram obtidas próximo ao local no qual a sonda deverá realizar a perfuração de uma rocha para obtenção de amostras. A câmera — batizada de MAHLI — conta com foco autoajustável, e a iluminação ultravioleta foi utilizada para detectar a presença de minerais fluorescentes que, conforme explicou a NASA, normalmente é detectada através da cor verde, laranja, amarela ou vermelha.
(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
As fotografias estão ainda estão sendo avaliadas pelos cientistas da agência espacial, que buscam evidências que indiquem se a região na qual a Curiosity se encontra alguma vez ofereceu condições favoráveis para a existência de vida microbiana.
Apesar de darem a impressão de representar uma grande extensão, as fotos mostram uma superfície de aproximadamente três centímetros quadrados, que foi raspada pela roda dianteira da Curiosity, revelando materiais “frescos” e livres de poeira.
Fontes