(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
De acordo com uma notícia publicada pelo LA Times, cientistas japoneses afirmam ter sintetizado o raro elemento químico 113 — conhecido pelo nome temporário de unúntrio — em laboratório. Caso a façanha seja confirmada, essa será a primeira vez que um grupo asiático consegue sintetizar um elemento da tabela periódica, podendo, inclusive, receber a honra de poder renomeá-lo.
O unúntrio — do latim ununtrium ou “um-um-três” — é um elemento extremamente instável e raro que não pode ser encontrado na natureza, podendo ser obtido apenas em laboratório. Segundo os pesquisadores, a equipe conseguiu finalmente sintetizar esse elemento depois de nove anos de tentativas.
Façanha asiática
Os cientistas conseguiram a fórmula para sintetizar o elemento 113 depois de colidir zinco, que possui 30 prótons, com bismuto, que por sua vez possui 83 — o que resultou em um átomo com 113 prótons em seu núcleo, embora o elemento tenha se desintegrado rapidamente.
Entretanto, observar o comportamento do unúntrio pode ajudar a entender suas características químicas, e os pesquisadores esperam poder sintetizar outros elementos no futuro, como o 119, por exemplo.
Fonte: LA Times
Categorias