(Fonte da imagem: Reprodução/Northwestern University)
Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Northwestern University, dos Estados Unidos, sugere que ouvir determinadas músicas durante o sono pode melhorar a nossa habilidade de reproduzi-las.
Os pesquisadores se basearam em evidências de que as nossas memórias podem ser reativadas e ter seu armazenamento melhorado durante o sono para realizar alguns experimentos.
Os cientistas solicitaram que um grupo de estudantes aprendesse a tocar duas músicas diferentes. Depois de tirar uma soneca, durante a qual ouviram apenas uma das melodias praticadas, os cientistas observaram que os participantes cometeram menos erros ao reproduzir as músicas que haviam escutado durante o sono.
E só funciona com a música?
De acordo com os pesquisadores, este método só seria eficiente com coisas que já aprendemos, e não quando se trata de algo novo, já que a técnica apenas reforça a nossa memória sobre determinada habilidade recém-adquirida.
Entretanto, caso você esteja aprendendo um novo idioma, por exemplo, reativar a memória do que você acabou de aprender durante o sono poderia ajudar no processo de aprendizagem. Não custa nada tentar, não é mesmo?
Fonte: Northwestern University
Categorias