menu
Logo TecMundo
Ciência

Energia sem fio pode alimentar implantes médicos dentro do corpo humano

Dispositivo não causa efeitos colaterais e pode ser útil para tratamentos gastrointestinais.

schedule03/04/2012, às 13:28

(Fonte da imagem: Reprodução/Innovationnewsdaily)

Cientistas do Instituto Fraunhofer desenvolveram um dispositivo que pode ser a solução para implantes médicos futuros. O aparelho portátil transmite energia sem fio e pode se comunicar com máquinas de tamanho reduzido que precisem ser instaladas em um paciente.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Esse transmissor ainda sem nome pode enviar energia elétrica para dispositivos que estejam até 50 centímetros afastados. O paciente pode perfeitamente colocar o aparelho no cinto e monitorar como está o funcionamento dos implantes. Alguns outros sistemas já realizam tarefa parecida, mas todos são mais limitados e têm dificuldades na comunicação com os implantes.

Segundo Holger Lausch, uma das cientistas envolvidas no projeto, o aparelho pode ajudar muito no tratamento de doenças gastrointestinais. A notícia divulgada pelo site Inovationnewsdaily ainda relata que a tecnologia não causa efeitos colaterais no corpo humano. O novo dispositivo desenvolvido pela equipe do Instituto Fraunhofer será demonstrado no fim de abril em uma feira de tecnologia da Alemanha.