Cientistas da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo spray que promete eliminar definitivamente as bactérias e germes presentes em roupas. Segundo os criadores, a novidade pode ser aplicada facilmente em vestimentas já existentes, e tem como objetivo oferecer uma alternativa barata para higienizar locais públicos como hospitais.
(Fonte da imagem: BBC)
A nova solução pode ser aplicada tanto em tecidos naturais quanto sintéticos, assim como em sapatos, carpetes e até mesmo em plásticos. Em um artigo publicado na revista da American Chemical Society, assinado pelo Dr Jason Locklin, o novo produto é descrito como capaz de eliminar diversos patógenos perigosos normalmente responsáveis por ocasionar infecções hospitalares.
Após utilizar a solução, os pesquisadores descobriram que somente uma aplicação é poderosa o suficiente para acabar com o crescimento de bactérias em temperaturas de até 37 graus. O novo produto também se mostrou bastante resistente, permanecendo em tecidos mesmo após diversos ciclos de lavagem quente.
Aplicações médicas
Invenção deve diminuir número de infecções hospitalares (Fonte da imagem: BBC)Segundo o Dr Locklin, o principal beneficiado pelo novo produto é o campo da medicina. Informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostra que, atualmente, 1 a cada 20 pacientes internados em hospitais contrai algum tipo de infecção provocado por bactérias.
“A propagação de patógenos em textos e plásticos é uma preocupação crescente, especialmente em instalações médicas e hotéis, ambientes ideais para a proliferação de microrganismos perigosos”, afirma Locklin. Além se mostrar mais eficiente que meios tradicionais, o novo spray é produzido de forma barata e sem o uso de elementos químicos prejudiciais à saúde.
Ainda não há previsões de quando a novidade passará a ser produzida em larga escala, tampouco o preço aproximado pago pelo consumidor final. A expectativa é de que o produto seja utilizado primeiro por administradores hospitalares antes de estar disponível através de outros meios.