Os matemáticos americanos John Nash e Louis Niremberg, considerados dois gigantes do século XX em seu campo, receberam nesta quarta-feira o Prêmio Abel de Matemática. Os dois homens, de 86 e 90 anos, respectivamente, foram recompensados "por suas contribuições fundamentais para a teoria das equações e as derivadas parciais não-lineares, e sua aplicação na análise geométrica", anunciou a Academia de Ciências e Letras norueguesa.
Conhecido por sua contribuição para a teoria dos jogos, que lhe valeu o Nobel de Economia em 1994, John Nash fez carreira na Universidade de Princeton e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Sua vida foi narrada no filme "Uma Mente Brilhante"(2001), dirigido por Ron Howard, e protagonizado por Russell Crowe.
Más sobre John Nash y Louis Nirenberg, premios Abel, en esta web http://t.co/i3CaZtAsNj pic.twitter.com/wydcihepA4
— El Español (@elespanolcom) 25 março 2015
Nascido no Canadá, Louis Nirenberg, trabalhou no Instituto Courant de Ciências Matemáticas da Universidade de Nova York. O prêmio de seis milhões de coroas (700.000 euros) será entregue em 19 de maio, em Oslo, pelo rei Harald da Noruega. O prêmio Abel, chamado assim em homenagem ao matemático Niels Henrik Abel (1802-1829), foi criado pelo governo norueguês para suprir a ausência de um prêmio Nobel para Matemáticas.
Oslo, Noruega
Via EmResumo
Fontes
Categorias