O site the security ledger publicou uma matéria nada animadora para as pessoas que estão sofrendo com Ransomwares (vírus que codificam dados pessoais em um computador e cobram um resgate para desbloqueá-los).
Conforme as informações divulgadas, nem mesmo o FBI encontrou uma forma eficiente de combater o sistema de criptografia dessas pragas. Joseph Bonavolontat, agente especial do programa de contrainteligência do FBI, explicou que há randomwares tão bons que a única forma de recuperar os documentos bloqueados é pagando o resgate.
O agente falou a respeito dessa classe de malware na Cyber Security Summit 2015, que ocorreu na última quarta-feira (28) em Boston, Estados Unidos. Foram destacadas três variantes: Cryptolocker, Cryptowall e Reveton. Todos esses Ransomwares exigem pagamentos via Bitcoins, impedindo que o dinheiro seja posteriormente rastreado para identificar os hackers.
Outro problema que aumenta a incidência desse tipo de vírus é que os valores dos resgates não costumam ser muito salgados e as vítimas geralmente pagam o resgate quando os itens sequestrados são importantes. Além disso, os bandidos geralmente cumprem com sua palavra e desbloqueiam os arquivos assim que o pagamento é identificado.
Fontes