A M3Corp, empresa especializada em serviços voltados para a internet, declarou que o Conficker é o malware que mais atingiu computadores no mundo inteiro. Durante seus três anos de existência, o vírus deixou mais de 11 milhões de máquina infectadas, todas utilizando o Windows como sistema operacional.
Na opinião do próprio executivo da M3Corp, Vinicius Maciel, o provável é que o Conficker continue infectando computadores no mundo todo nos próximos anos. Porém, ainda segundo Maciel, existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir os riscos de isso acontecer:
- Atualização do sistema operacional, de acordo com o boletim MS08-67 da Microsoft e com Maciel;
- Desativação da reprodução automática de dispositivos portáteis, como pendrives, CDs e DVDs;
- Criação de senhas mais fortes, que utilizem combinações de letras, números e símbolos, por exemplo;
- Utilização de uma solução NAC (Network Access Control). Para este caso, o executivo da M3Corp indica o NAC da Sophos, uma das parceiras da empresa;
- Desativação do compartilhamento automático de arquivos e impressoras;
- Uso e atualização constante de um antivírus corporativo.
Para as pessoas que já estão com suas máquinas infectadas pelo malware, a M3Corp oferece gratuitamente a ferramenta Conficker Removal Tool. Aliando os cuidados mencionados na lista acima ao uso desse aplicativo disponibilizado pela empresa, o risco de ter o computador atingido pelo Conficker é anulado.