Novos malwares para Mac OS cresceram 637% apenas na virada do segundo para o terceiro trimestre do ano passado
Lembra quando as pessoas falavam que uma das coisas boas de se ter um Mac era que não havia contaminação por vírus? Isso até era verdade até um tempo atrás, mas agora a coisa mudou: segundo um relatório da McAfee, as ameaças de malware cresceram nada menos que 744% apenas no ano de 2016.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com o crescimento da popularidade dos computadores da Apple, criminosos responsáveis pela criação de malwares cresceram os olhos para o lado dos Macs e criaram uma enxurrada de arquivos maliciosos para atacar esse sistema. Segundo o relatório de segurança (McAfee Threats Predictions), novos malwares para Mac OS cresceram 637% apenas na virada do segundo para o terceiro trimestre do ano passado.
Usuários de Mac: cuidado com os malwares
Arquivos maliciosos
Esse crescimento repentino e vertiginoso aconteceu graças, em grande parte, a um pacote específico de adware que atingiu um grande número de usuários do sistema operacional da Apple. Com um crescimento de mais 245% no último trimestre do ano, o número de 2016 acabou nas alturas.
Mesmo com um aumento proporcional absurdo no número de malwares para Mac, a quantidade total ainda é extremamente menor do que para Windows
Porém, mesmo com um aumento proporcional absurdo no número de malwares para Mac, a quantidade total ainda é extremamente menor do que para Windows, que sofre com cerca de 630 milhões de tipos diferentes de arquivos maliciosos até 2016, conforme o relatório da McAfee apurou.
No entanto, vale lembrar que esse número de malwares para Mac é um pouco exagerado por parte da empresa de segurança que fez o relatório, visto que a McAfee considerou nessa contagem diversos adwares que, tirando o fato de incomodar com publicidade indesejada, são praticamente inofensivos.
Categorias