O recurso Continuity permite a comunicação entre diversos aparelhos da Apple. Porém, vários modelos de computador que rodam o sistema operacional da Maçã não são compatíveis com a nova ferramenta. A interação entre iGadgets e Macs fica, assim, comprometida.
No entanto, a conexão para máquinas não equipadas com OS X Yosemite já pode ser ativada. Acontece que programadores desenvolveram o programa Continuity Activation Tool, uma ferramenta de código aberto disponibilizada por meio do GitHub capaz de habilitar os recursos Instant Hotspot, AirDrop e Handoff em sistemas não suportados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Importante mencionar que o Continuity Activation Tool está em fase de testes e, por isso, pode ainda não funcionar plenamente em todos os modelos de Mac. Confira a lista dos computadores suportados:
- MacBook Air 2008-2010
- MacBook Air mid-2011
- MacBook Air 2012-2014
- MacBook Pro mid-2010 com tela de 15 polegadas
- MacBook Pro early 2011
- MacBook Pro mid-2012 (máquinas sem tela de retina)
- MacBook Pro Retina
- Mac mini 2009-2010
- Mac mini mid-2011
- Mac mini 2012-2014
- Mac Pro early 2008-2012
- Mac Pro 2013-2014
- iMac 2007-2011
- iMac 2012-2014
Atenção: alguns dos modelos citados acima requerem modificações de sistema ou instalação de novos cartões Bluetooth ou WiFi. Acesse este link e consulte detalhes.
Alertas
O download de Continuity Activation Tool pode ser feito por meio deste link. Porém, antes de instalar o programa, certifique-se de consultar a lista de Macs compatíveis e faça também o backup de seus arquivos (a ferramenta está em estágio de desenvolvimento e pode apresentar erros).
Para funcionar, os recursos de segurança de seu sistema deverão ser desativados. Conforme alertam os desenvolvedores, a instalação do software em um OS X Yosemite pode gerar erros de inicialização (falha esta conhecida como “grey stop sign”) – consulte esta página e conheça as precauções contra este problema.
Instalação
As instruções elencadas abaixo são destinadas a usuários avançados do sistema. Se você tiver dúvidas quanto aos procedimentos de ativação e verificação de compatibilidade de Continuity Activation Tool, consulte este manual detalhado (em inglês, via MacRumors) sobre como habilitar a ferramenta.
- Faça o download do arquivo compactado e então o extraia
- Dê um clique duplo sobre o aplicativo
- Siga as instruções de instalação e ignore ou negue o “acesso aos recursos de acessibilidade”
O script pode também ser executado por meio de uma linha de comando. A extensão está localizada em Continuity Activation Tool.app/Contents/MacOS/contitool.sh. Em seguida, os seguintes procedimentos deverão ser aplicados:
- “activate”: os procedimentos de ativação e verificação de compatibilidade são iniciados
- “diagnostic”: o diagnóstico de compatibilidade é iniciado
- “forceHack”: a ativação é feita – a fase de compatibilidade é deixada para trás
Doações aos desenvolvedores podem ser feitas por meio deste link. Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre o lançamento de versões compatíveis com demais sistemas junto ao software Continuity. Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro de eventuais novidades.
Categorias