A nova versão do sistema operacional da Microsoft traz uma série de novidades, inclusive na aparência de sua interface gráfica. Mas as mudanças no Windows 8 não param por aí, e entre elas está a nova loja de software da Microsoft (a Windows Store), integrada diretamente na tela inicial do SO.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Embora a ideia de uma loja de aplicações ligada ao sistema operacional não seja algo completamente novo, a Microsoft ainda não possuía tal recurso nas versões anteriores do seu SO. Fica claro que a intenção é deixar mais fácil a tarefa de descobrir, encontrar e instalar novos softwares para o Windows.
Conheça a Windows Store
O acesso à Windows Store é realizado a partir da tela inicial do Windows 8. Basta clicar no “quadradinho” da loja e esperar que ela carregue (na primeira vez, isso pode demorar alguns instantes).
A loja da Microsoft procura seguir certos padrões que a deixam com um visual “familiar” para as pessoas, bem como facilitam na hora de você encontrar um aplicativo. Por exemplo, a tela inicial deixa em evidência os aplicativos em destaque.
Utilizando a barra de rolagem, você também encontra as categorias dos programas (Games, Social, Entertainment, Photos, Music & Videos, Books & Reference, entre outras).
Por meio dela, você também pode acessar os “tops”, tanto de softwares gratuitos quanto pagos, além das novas aplicações e visualização por votos. Tudo é bem simples: basta clicar para acessar. Apenas vale lembrar que o Windows 8 ainda não teve a sua versão final oficialmente lançada, logo, ainda há poucos aplicativos na loja.
Ao abrir um aplicativo, você é direcionado para uma tela mais específica sobre ele. Ali, você encontra a classificação de quem o conhece (por estrelas), uma descrição do software, suas funções (conforme o desenvolvedor forneça tais dados) e as avaliações de quem já utilizou, entre outras informações.
Além disso, é por meio dessa janela que você pode deixar os seus comentários sobre o aplicativo e, caso deseje, instalá-lo (pelo botão sugestivamente chamado “Install”). Também é possível adicionar os programas para instalação em fila (o sistema se encarrega de concluir os procedimentos) e monitorar o progresso da operação.
Infelizmente, não há (ao menos até o momento) um mecanismo de busca na Windows Store. Ainda assim, isso pode ser remediado utilizando o sistema de pesquisa da Charm bar do Windows. Agora você já conhece as principais funções presentes na loja de software da Microsoft. Certamente, até a versão final do SO, ainda podem ocorrer modificações, mas a ideia básica deve permanecer a mesma.
Categorias