Sistema baseado em Linux é perfeito para espionar. (Fonte da imagem: Reprodução/Linux Journal)
Versões portáteis das distribuições Linux não são novidade para ninguém. No entanto, nenhuma delas pretende ser supersegura ou facilitar a vida de quem quer dar uma espiada nos arquivos alheios. Já o Tails SO parece ter sido desenvolvido para agentes secretos e conta com tudo que um espião de verdade precisa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A aparência de um pequeno pendrive não entrega nada, mas o que ele faz não é muito comum. Em uma memória Flash qualquer, podemos encontrar o Tails SO: um sistema operacional baseado em Linux que imita a aparência gráfica do defasado Windows XP.
O equipamento funciona de forma simples. Você pluga o dispositivo em uma entrada USB do computador e ele vai iniciar o PC com o Tails. Dessa forma, tudo o que você fizer, copiar, gravar ou acessar não deixará qualquer registro na máquina, na rede local e até na internet. Isso se você evitar o Google, afinal o gigante das buscas ainda guarda seus registros de pesquisa.
O SO usa a interface Gnome 2.0 e conta com todos os seus aplicativos-padrão. A segurança do tráfego pela internet é garantida pelo Sistema Tor, que deixa você invisível na rede.
Para testar o SO, você pode fazer o download aqui e seguir as instruções para instalá-lo em uma unidade Flash. Não há garantias, no entanto, do pleno funcionamento desta versão.
Fontes: Mail Online e Linux Journal
Categorias