Em evento na última quarta-feira, em São Paulo, a LG deu um panorama ainda mais detalhado em um fórum de discussão sobre seu novo sistema proprietário WebOS, que já é um sucesso em vendas – mais de 1 milhão de TVs com a nova plataforma foram vendidas desde o lançamento fora do país em março deste ano, de acordo com a empresa.
O sistema vem agora aliado à melhor resolução de imagem em produtos com tecnologia Ultra HD, que é capaz de reproduzir conteúdos em 4K. Com o WebOS, a LG quer mudar a forma pela qual o usuário vai interagir com a TV por meio de uma interface intuitiva desde o momento da instalação. O TecMundo esteve presente na ocasião para conferir os detalhes de perto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Plataforma que visa facilitar a experiência
A plataforma WebOS quer facilitar a vida dos usuários desde o primeiro acesso ao televisor. A tecnologia conta com a ajuda do personagem BeanBird para a configuração inicial. Trata-se de uma espécie de mascote que, por meio de perguntas que envolvem idioma, país, cidade, fuso horário e senha de acesso ao WiFi, acompanha o usuário em todos os passos até que a TV esteja adequadamente configurada e conectada à internet.
A navegação na plataforma também funciona da mesma maneira simples e intuitiva e é feita basicamente pelo Launcher, barra de navegação localizada na parte inferior da tela, que permite ao consumidor alternar entre conteúdos com a mesma facilidade com que se troca de canal e apenas a um clique do controle Smart Magic, que também tem reconhecimento de voz e funciona como mouse.
Esse menu especial não impede que o canal ou página aberta no momento continue aparecendo na tela. Ou seja, o consumidor navega pela barra de conteúdos sem sair da programação. Além disso, quando uma tela é vista pela primeira vez, ela se mantém carregada e permanece na parte esquerda da barra para ser acessada novamente a qualquer momento, o que economiza tempo entre a mudança de um conteúdo para o outro.
Rogério Molina, gerente-geral de televisores da LG Electronics do Brasil, endossou a nova empreitada da LG. “O portfólio do WebOS é ampliado com modelos que aliam a simplicidade de uso a uma experiência de qualidade de imagem 4 vezes melhor. É um passo importante para permitir o acesso ao conteúdo 4K já disponível em alguns parceiros dentro da plataforma da LG. Estamos certos de que os consumidores conseguirão explorar e utilizar esses diferentes formatos com a plataforma inovadora da LG, que poderá ser encontrada em 80% do nosso portfólio de Smart TVs até o final do ano”, disse o executivo.
Variedade de aplicativos
Para completar, os modelos WebOS 4K da LG oferecem acesso ao leque de aplicativos disponíveis na loja virtual LG Smart World. Nela, é possível navegar pelos itens mais visualizados e baixados. As categorias também são organizadas de forma lógica e utilizam imagens em miniatura para facilitar a seleção dos conteúdos.
As especificações e valores das TVs são os seguintes:
- UB8500 – (49”/ 55”)
- Resolução Ultra HD 4K
- Smart TV + WebOS
- Cinema 3D
- Controle Remoto Smart Magic
- Principais aplicativos: LG Arena Sports, Netflix, Youtube, Facebook
- Painel Futebol: Modo Torcida, PerfectKick, Foto Gol e Time MachineII
- Acessórios: 4 óculos 3D
- Preço sugerido: UB8500, 49 polegadas: a partir de R$ 5.999; 55 polegadas, a partir de R$ 8.999; UB9500, de 65 polegadas, a partir de R$ 13.499; UB9800, de 79 polegadas, a partir de R$ 37.499; por fim, o modelo de 84 polegadas tem um chão de R$ 44.999.