O departamento de pesquisa da companhia responsável pelo jornal The New York Times desenvolveu um espelho que promete trazer ainda mais interatividade com o mundo online às atividades cotidianas. Utilizando como base o sistema de reconhecimento do Kinect, foi criado um espelho que exibe notícias e outras informações conforme o usuário escova os dentes ou arruma o cabelo.
Segundo o Nieman Journalism Lab, a invenção tem potencial para fazer muito mais do que simplesmente servir como um feed de novas notícias. Através da tecnologia desenvolvida pela Microsoft, o espelho é capaz de reconhecer tags RFID presentes em medicamentos e, a partir disso, fornecer informações importantes quanto ao uso recomendado e efeitos colaterais indesejados.
A partir do reconhecimento da voz do usuário, o dispositivo também pode servir como uma forma de definir as tarefas do dia ou criar listas de compra, por exemplo. Também é possível realizar outras tarefas que normalmente dependem de um computador ou um smartphone, como enviar emails ou assistir vídeos sobre os últimos acontecimentos do mundo.
Tecnologia em desenvolvimento
O espelho do The New York Times possui duas versões atualmente: enquanto a primeira fornece informações sobre medicamentos, a outra serve como uma verdadeira central de compras online. Através da realidade aumentada, é possível ver como uma roupa se ajusta ao corpo antes de comprá-la. A partir do que é adicionado ao carro de compras, a tecnologia dá sugestões de novos itens que se adequam bem ao gosto do usuário.
Em um futuro próximo, dispositivos semelhantes poderão usar tecnologias de reconhecimento facial para adaptar o ambiente ao gosto de cada pessoa que passa pelo banheiro. Exemplo disso seria o ajuste da iluminação ou o acionamento de desodorizadores de ambiente. Apesar de a tecnologia já parecer pronta para o uso cotidiano, ainda não há qualquer expectativa de quando um espelho do tipo deve chegar ao mercado.
Categorias