(Fonte da imagem: Reprodução/Apps)
Basta olhar ao redor dentro de um ônibus ou no metrô para perceber que jogos são um grande negócio hoje em dia. Uma pesquisa divulgada recentemente pela International Data Corporation (IDC) em parceria com a App Annie mostra que o mercado de games portáteis, e particularmente o de smartphones e tablets, cresceu consideravelmente ao longo do último ano no que diz respeito ao total de dinheiro gasto pelos usuários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O relatório mostra que, no quarto trimestre de 2013, os jogadores desembolsaram mais de quatro vezes o total que gastaram no mesmo período do ano anterior na Google Play Store. E na App Store do iOS os jogos também passaram por um grande crescimento, dobrando sua receita no mesmo intervalo de tempo. O estudo ressalta, no entanto, que a receita dos jogos para a plataforma da Apple continua maior do que a do Android “por uma larga margem”.
Segundo o CEO da App Annie, Bertrand Schmitt, o crescimento foi significativo mesmo quando se leva em consideração que os consumidores tradicionalmente gastam mais em jogos do que em outros tipos de aplicativos. “Mais de 75% dos gastos combinados em apps na Apple App Store e na Google Play Store no quarto trimestre de 2013 vieram dos games”, exemplificou.
Liderança de bolso
(Fonte da imagem: Reprodução/App Annie)
De acordo com o relatório, Candy Crush Saga e Puzzle & Dragons foram os campeões indisputados em ambas as principais plataformas de smartphones durante todo o ano de 2013. Veja a seguir a lista com os três jogos que mais receberam dinheiro nos dois sistemas operacionais móveis:
- iOS: Clash of Clans, Puzzle & Dragons, Candy Crush Saga;
- Android: Puzzle & Dragons, Candy Crush Saga, Monster Taming for Kakao.
A pesquisa não tratou do crescimento dos jogos no Windows Phone ou qualquer outra plataforma móvel para smartphones e tablets. Ao mesmo tempo, os gastos do público com jogos para aparelhos portáteis exclusivos para games, como o Nintendo 3DS e o PlayStation Vita, cresceram 9% entre o final de 2012 e o fim do ano seguinte.
A região em que a receita de games para dispositivos móveis mais cresceu foi a formada pela Ásia e países do Pacífico, o que se deve ao crescimento da adoção de smartphones e tablets e a melhorias nas condições de vida da população nessa área.
Fontes
Categorias