A desenvolvedora King, responsável pelo famoso título Candy Crush Saga, anunciou que desistiu de registrar a palavra “candy” nos Estados Unidos, nesta última segunda-feira (24). Assim como você pode imaginar, o motivo para que esse registro fosse feito era muito simples: proteger o maior game da empresa e impedir que outros títulos utilizem um nome parecido com o dele.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Acontece que essa iniciativa (em andamento desde fevereiro do ano passado) deixou muita gente que trabalha dentro da indústria dos games um tanto quanto preocupada. Apesar de o registro valer apenas nos Estados Unidos, a King teria direitos sobre todos os jogos que utilizassem a palavra “candy” e fossem desenvolvidos no país — e este é um termo relativamente comum, inclusive em outras regiões.
Trabalhando de forma diferente
Contudo, depois de um ano, a King até mesmo emitiu um comunicado informando a sua desistência, assim como o órgão responsável dos Estados Unidos disponibilizou a requisição de abandono de processo. Com isso, outras desenvolvedoras podem trabalhar de maneira sossegada e sem medo de precisar pagar qualquer tipo de indenização por conta de uma palavra.
Como forma de explicação, a King afirmou que já registrou o nome Candy Crusher nos Estados Unidos e que acredita que esta é a melhor forma de proteger o seu game nos EUA. Além disso, o processo para a palavra “candy” continua a correr na Europa, de forma que um controle maior pode vir a acontecer no velho continente.
Categorias