O site Chipworks realizou a desmontagem e análise completa do interior do iPhone SE, o mais novo smartphone de 4" apresentado pela Apple. O resultado não é exatamente surpreendente, mas algumas novidades foram encontradas.
A falta de surpresas é justamente porque o iPhone SE não foi uma surpresa por dentro ou por fora. No exterior, lembra o iPhone 5s. Por dentro, vários componentes da última geração, o iPhone 6s. A análise começou pelo o processador Apple A9 e pela memória DRAM. Ao analisar o lote, descobriu que os componentes datam de dezembro e outubro de 2015, respectivamente, o que significa que os componentes estavam prontos antecipadamente e foram montados provavelmente no comecinho deste ano.
Vários componentes são "clássicos" da Apple, como os controladores touchscreen (usados em iPods, iPhones e MacBooks). Além disso, foram identificados o chip NFC, o sensor de seis eixos e o modem da Qualcomm, todos da geração do iPhone 6s. Um módulo que serve como gerenciador de energia é uma das poucas peças que estrearam no modelo.
E aí?
Nas conclusões do Chipworks, os responsáveis citam que são poucas as poucas novas partes no "monstro de Frankestein" que é o iPhone SE, mas isso não significa que não há inovação. O fato de a Apple ter combinado diferentes gerações de componentes de uma forma efetiva é tarefa difícil e que deve ser comemorada pelo consumidor. Citando que ainda há muito o que ser descoberto com análises mais precisas e intensas, o site afirma que vai continuar desmontando e avaliando peça a peça o novo modelo. O estudo detalhado você confere aqui (em inglês).
O que você achou do lançamento do iPhone SE? Acha que faltou inovação por parte da Apple ao apostar no mesmo design do iPhone 5s? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes