(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
O iPhone foi um dos principais responsáveis pela revolução no mundo dos gadgets. O aparelho sempre se destacou por oferecer câmeras digitais de excelente qualidade, sempre se superando a cada nova geração.
Agora chegamos ao iPhone 5, o mais novo lançamento da Maçã. Ele chega aos consumidores com um novo design, novos recursos e, como não poderia deixar de ser, uma câmera digital potente.
Decidimos colocar o novo iPhone frente a frente com seus principais concorrentes: as versões anteriores do aparelho (4 e 4S) além da série Galaxy, da Samsung (S, S2 e S3). Dessa forma, vamos poder observar também a evolução dos smartphones e como a captura de imagem desses gadgets está cada vez melhor.
Conhecendo os concorrentes
Como sabemos, a quantidade de megapixels de uma imagem não é um fator determinante para uma boa imagem, mas certamente ajuda. Os dois primeiros concorrentes, lançados em 2010, têm sensor de 5 MP, enquanto os aparelhos mais novos têm 8 MP. No entanto, a diferença de qualidade entre eles é facilmente perceptível.
Foto x foto
Nosso primeiro confronto é com imagens sem flash e com boas condições de iluminação. As fotos foram feitas em ambiente fechado e, por isso, não há alteração de luz. Vamos aos resultados:
Logo de cara, iPhone 4 e Galaxy S e S2 ficam para trás. Os três aparelhos apresentam câmeras mais fracas em relação aos concorrentes. Enquanto os gadgets da Samsung têm nitidez inferior, o smartphone da Apple apresenta um alto contraste que distorce as cores reais do ambiente.
A disputa agora fica entre Galaxy S3, iPhone 4S e iPhone 5. Para observar melhor a diferença entre essas imagens, vamos dar um zoom nas fotografias e ver o resultado:
Com zoom em 50%, já podemos ver claramente a diferença entre os dois iPhones e o Galaxy S3. O aparelho da Samsung deixa a disputa já na segunda etapa, com cores bem mais fracas que as de seus concorrentes.
Outro detalhe que pode ser observado quando aumentamos ainda mais o zoom sobre a imagem é que o Galaxy S3 apresenta um contraste mais alto, que acaba resultando em perda de profundidade, com uma imagem mais chapada. Não é possível visualizar com tanta clareza os relevos que aparecem na imagem.
A briga pelo título de melhor câmera está realmente entre o iPhone 5 e 4S. Eles apresentam diferenças muito sutis, com uma leve vantagem para o mais novo lançamento da Apple, por apresentar uma imagem mais clara.
O que a Apple fez foi basicamente aprimorar a imagem do iPhone 4S, colocando no iPhone 5 um sensor que diminui o ruído das fotos. No modo HDR, a diferença entre os dois aparelhos fica mais evidente:
Com relação ao uso do flash, os dois aparelhos não apresentaram diferença. Mas também capturamos imagens usando a nova função do iOS 6, com fotos panorâmicas. Novamente, é possível perceber que com o iPhone 5 as cores ficam mais vivas:
Além disso, foi possível observar que a câmera do iPhone 5 é, de longe, a mais rápida de todos os aparelhos testados. O aplicativo é aberto rapidamente, mesmo a partir da tela bloqueada, o que torna o smartphone uma excelente ferramenta para capturar imagens espontâneas no dia a dia.
Se a câmera digital do aparelho é um dos pontos fundamentais na hora de investir em um novo smartphone, aqui está a prova definitiva de que a Apple se superou mais uma vez. Mesmo sem apresentar uma diferença gritante em relação ao aparelho antecessor, o iPhone 5 mostrou-se muito superior na briga com seu principal concorrente, o Samsung Galaxy S3.
No entanto, não podemos deixar de citar aqui o Nokia Lumia 920, que promete ter a melhor câmera digital entre todos os smartphones do mercado — com 8,7 MP de resolução e a tecnologia PureView, que garante excelente captação de imagem com baixa iluminação e em movimento. Assim que o aparelho chegar à redação do Tecmundo, vamos colocar a câmera do iPhone 5 para disputar contra o novo Windows Phone 8 da Nokia.
Categorias