O mês de junho começou com a divulgação do review do iPad Pro com tela de 9,7 polegadas feito pelo site de benchmark AnandTech, e o resultado do processo mostrou coisas interessantes: mesmo com diferenças notáveis de especificação entre os modelos de diferentes tamanhos do tablet da Apple, a performance real de ambos chega a ser muito parecida em certos quesitos.
O iPod Pro de 9,7 polegadas foi comparado à versão maior do dispositivo, com 12,9 polegadas, e a uma diversidade de outros dispositivos similares tanto da Apple quanto de empresas concorrentes. Entre os dispositivos que passaram pelo teste de benchmark estão iPad Air 2, iPad Mini 4, iPhone 6s, Nexus 9 e Pixel C ,da Google, Samsung Galaxy S6 e LG G5.
Alto desempenho
Apesar de o iPad Pro de 9,7 polegadas possuir a metade da memória RAM encontrada no modelo de 12,9 polegadas (2 GB contra 4 GB), a versão maior não apresenta uma performance duas vezes melhor. Na realidade, a diferença entre os dois dispositivos é mínima, com ambos se destacando bastante entre os concorrentes no teste.
Nos testes de navegador, realizados com o Google Chrome, o Safari e o Internet Explorer, o iPad Pro de 9,7 polegadas se aproximou muito do desempenho de seu irmão maior, com um tempo de resposta de 1.666,0 ms. Vale ressaltar que esse quesito é ordenado ao contrário, ou seja, valores menores são melhores. Confira o gráfico:
Gráfico do teste de navegador
No quesito de média de quadros por segundo, a diferença entre os tablets da Apple é um pouco maior, mais próxima do que se espera com a distinção de hardware entre ambos. Porém, na prática, Brandon Chester – o responsável pelo teste de benchmark – considera que não há muita diferença visível de performance.
Ambos os modelos de iPad Pro têm aproximadamente o mesmo desempenho em suas resoluções nativas nesse teste, o que poderia indicar que a Apple buscava a mesma performance em relação à resolução da tela
Segundo ele, “os tests ‘on screen’ contam uma história diferente. Ambos os modelos de iPad Pro têm aproximadamente o mesmo desempenho em suas resoluções nativas nesse teste, o que poderia indicar que a Apple buscava a mesma performance em relação à resolução da tela ao configurar o A9X e sua memória, a fim de gerenciar o aquecimento e o uso de energia em um iPad Pro menor”.
Gráfico com o teste de média de quadros por segundo
Outra diferença notável que o teste de benchmark mostrou foi no quesito gravação de dados em armazenamento. Apesar de os desempenhos em gravação sequencial serem muito parecidos, a velocidade apresentada pela versão de 12,9 polegadas é bem maior. Seja como for, a performance dos dispositivos da Apple, incluindo – além dos dois iPads Pro – o iPhone 6s e o iPad Air 2, é assustadoramente melhor do que a dos aparelhos de outras marcas.
Gráfico de velocidade de gravação de dados
Fontes