(Fonte da imagem: Reprodução/Apple Store)
No início da semana, durante o WWDC 2013, a Apple anunciou o lançamento do iOS 7, a mais nova versão do sistema mobile da empresa. Embora ainda não exista uma data oficial para a chegada dele ao iPhone, a versão beta para desenvolvedores já está disponível para download.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Contudo, é possível fazer o download e a instalação mesmo sem ser um desenvolvedor e é justamente isso que vamos ensinar no passo a passo a seguir. Porém, antes de começar, é importante que você fique ciente de alguns alertas.
Compatibilidade
O iOS 7 é compatível apenas com o iPhone 5, iPhone 4S e iPhone 4. Ele estará disponível também para o iPad 2, iPad 3, iPad 4, iPad Mini e iPod Touch 5G. Não recomendamos, ao menos por enquanto, a instalação dessa versão em tablets.
Backup de dados
Antes de começar, a recomendação é que você faça um backup dos seus dados. Para isso, conecte o seu aparelho ao computador e, no iTunes, escolha o dispositivo e selecione a opção “Backup”. Importante: certifique-se de ter instalada a versão mais recente do iTunes. Caso você não a tenha ainda, instale antes de fazer o backup.
Última versão do iOS
Além de estar com o iTunes atualizado, é preciso que o seu iOS também esteja rodando a última versão oficial final disponibilizada pela Apple. No caso do iPhone 5, a última versão disponível é a 6.1.4. Nos demais aparelhos, a versão mais recente é a 6.1.3.
Baixando o iOS 7
No seu computador, faça o download do aplicativo de acordo com o seu aparelho. Para checar qual é o modelo do seu iPhone 5, verifique na parte traseira a inscrição referente ao produto.
- iPhone 5 (modelo A1428)
- iPhone 5 (modelo A1429)
- iPhone 4S
- iPhone 4 (GSM Rev A)
- iPhone 4 (GSM)
- iPhone 4 (CDMA)
- iPod Touch (quinta geração)
O resultado final será um arquivo com a extensão DMG, que pode ser aberto com facilidade no Mac. Se você utiliza Windows, terá que baixar ainda algum programa adicional para converter o arquivo DMG em ISO. Nesse caso, recomendamos o ISO Workshop ou o ISO Buddy. Feito isso, extraia o arquivo de firmware com extensão “ipsw”.
De volta ao iTunes
No iTunes, na tela de informações do seu dispositivo, pressione a tecla SHIFT (no Windows) ou a tecla Option (no Mac) e clique em “Restaurar”. Escolha a opção 6.1.4 (iPhone 5) ou 6.1.3 (demais dispositivos).
Em seguida, pressionando as teclas SHIFT ou Option novamente, clique sobre o botão “Buscar Atualização”. Uma caixa de diálogo será aberta e nela você deve localizar o firmware que você acabou de baixar e descompactar.
Siga o passo a passo
Se você fez tudo certo, seu smartphone será reiniciado e o processo de instalação começará. Siga o passo a passo proposto até que o iOS 7 seja instalado e o seu iPhone esteja devidamente atualizado.
Por sua conta e risco
Embora a maioria dos usuários tenha relatado ter feito a atualização com sucesso, é possível que algum problema possa acontecer no meio do caminho. Por isso, esteja ciente que esse nào é um processo recomendado pelo fabricante, de forma que você assume todos os riscos por eventuais problemas que possam acontecer.
(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)
Vale lembrar que o iOS 7 está disponível em versão beta, ou seja, problemas de funcionamento podem ocorrer. Em dispositivos mais antigos o sistema operacional pode deixar o smartphone mais lento, alguns apps podem não funcionar ou ainda o consumo de bateria pode aumentar consideravelmente.
Em nossos testes, instalamos o iOS 7 em dois iPhone 5. Um deles passou a consumir mais bateria e o outro se manteve estável. Notamos alguns pequenos bugs em transições de tela, mas nada que prejudique a usabilidade. De resto, o SO está funcionando normalmente, acrescentando diversas novidades para os proprietários dos aparelhos da Maçã.
.....
E fique ligado: na próxima semana vamos publicar uma prévia completa, em vídeo, com as nossas primeiras impressões sobre o iOS 7.
Fontes
Categorias