Ampliar (Fonte da imagem: Nils Ferber)
Com o recente desastre na usina nuclear de Fukushima, muitos começam a se preocupar com os alimentos contaminados da região. Embora o governo japonês garanta que nenhuma de suas exportações possui níveis de radiação capazes de prejudicar humanos, o designer Nils Ferber desenvolveu uma forma de realmente garantir segurança total na hora de comer um prato oriental.
O dispositivo, chamado Fukushima Plate, se trata de um prato de cerâmica normal. A diferença fica por conta do uso de um medidor de radioatividade presente na base da invenção que, combinado com painéis OLED, alerta sobre possíveis riscos de contaminação.
Quando o prato detecta que o alimento é seguro para consumo, nenhuma luz é acessa. Poucas quantidades de radiação acendem uma das luzes, o que significa que ainda é possível consumir o prato sem riscos para a saúde. Já quando se acendem duas ou mais luzes, é preciso se preocupar e alertar os órgãos públicos responsáveis sobre o problema.
Há poucas possibilidades de que a invenção de Nils Ferber, a qual ele deixa claro se tratar de uma brincadeira, torne-se realidade em um futuro próximo. Ao menos que desastres como o de Fukushima comecem a acontecer em ritmo acelerado em diversas partes do mundo, o nível de radiação dos alimentos comercializados ao redor do mundo dificilmente se tornará uma preocupação cotidiana.
Categorias