(Fonte da imagem: Geeky Gadgets)
Cientistas da Saber Aeronautics, na Austrália, desenvolveram junto a uma cervejaria local uma bebida ideal para astronautas e turistas espaciais. O produto desenvolvido é mais forte e encorpado do que as opções tradicionais da bebida – forma encontrada de combater os efeitos colaterais das viagens espaciais: como no espaço a língua tende a inchar, fica mais difícil perceber gostos.
Outra característica da cerveja espacial, batizada como Vostok 4 Pines, é uma menor quantidade de gás em sua composição. Quando consumido no espaço, grandes quantidades do gás se mostram incapazes de se separar da bebida, o que resulta em desconfortos estomacais para os viajantes.
Para testar os efeitos da baixa gravidade sobre a cerveja, os pesquisadores construíram uma torre de 23 metros. Durante os testes, uma cápsula de metal de 400 quilos foi preenchida com o produto e jogada do topo da construção, obtendo resultados gerais bastante positivos. Como a gravidade zero altera o sabor de líquidos, a etapa foi necessária para encontrar o ponto certo na mistura dos ingredientes usados.
A Vostok 4 Pines teve seu primeiro teste de campo em fevereiro, quando foi degustada por especialistas em microgravidade durante um voo na Florida. Quem provou a bebida aprovou a receita, que, ao menos no momento, deve ficar restrita a alguns poucos sortudos. Segundo os criadores do produto, a marca é direcionada somente para turistas espaciais, estando proibida para astronautas em horário de trabalho.
Categorias