O novo domínio .sucks (porcaria, em inglês) está causando polêmica na internet. A discussão gira em torno da liberdade de expressão – em que qualquer pessoa poderá adquirir um domínio do gênero para provavelmente falar mal de algum assunto, pessoa ou marca – e também da extorsão – já que diversos domínios poderão ser adquiridos por preços irrisórios para serem revendidos posteriormente aos seus “verdadeiros donos” (como nike.sucks).
A companhia canadense Vox Populi, responsável pelo novo domínio, sugere que ele poderá ser usado para o marketing (como o domínio cancer.sucks), por setores da defesa do consumidor e também do atendimento ao cliente. Entretanto, isso não significa que algumas empresas não vão se tornar reféns de chantagens.
J. Scott Evans, presidente da Associação Internacional de Marcas
J. Scott Evans, executivo do conselho da Adobe e presidente da Associação Internacioal de Marcas, se recusou a registrar o domínio Adobe.sucks por acreditar que isso se trata basicamente de roubo. “Nós não vamos participar de nenhum tipo de esquema de extorsão”.
A Vox Populi está dando um período de carência de 30 dias para que as marcas possam adquirir seus próprios domínios antes de eles ficaram disponíveis ao público geral. O problema é que a companhia está solicitando o valor de US$ 2,5 mil por domínio, um valor 100 vezes maior que o que será cobrado quando o prazo terminar, em 29 de Maio. Domínios especiais, como life.sucks, chegam a valer US$ 1,5 milhões.
O Google já garantiu diversos domínios, como Gmail.sucks, Nest.sucks, e Glass.sucks. A Apple é outra empresa precavida, e em sua lista estão inclusos os domínios iTunes.sucks, iMac.sucks, OSX.sucks, iTunesRadio.sucks, FinalCutPro.sucks, GarageBand.sucks, FaceTime.sucks, Siri.sucks e CarPlay.sucks.
A lista da Microsoft também é enorme, e já conta com domínios como XBox360.sucks, Outlook.sucks, Windows.sucks, WindowsPhone.sucks, MSN.sucks e OneNote.sucks. E parece bem claro que nenhuma delas pretende usar os domínios adquiridos, como disse o porta-voz da empresa fundada por Bill Gates:
“A Microsoft registrou diversos domínios de forma a proteger as marcas da companhia. Nós temos feito isso para garantir que eles não serão usados e não temos nenhuma intenção de usá-los”.
Kevin Spacey já garantiu o seu domínio .sucks
As celebridades também estão se apressando para garantir seus domínios, como a cantadora Taylor Swift, que já garantiu os domínios taylorswift.sucks e taylorswift.porn. O ator Kevin Space é outro que não quer ver seu nome sendo discutido se é uma porcaria ou não.
Fontes
Categorias