Quando você cria uma rede doméstica ou comercial em um roteador, existem três opções: deixar a internet aberta para todos os usuários que se conectarem à rede, compartilhar apenas a rede cabeada, deixando o Wi-Fi protegido por senha, ou limitar o acesso à rede baseado no endereço MAC.
Como todos sabem, senhas podem ser hackeadas, e deixar a internet aberta não é a melhor opção que existe para sua segurança. A solução é escolher no seu roteador quais os endereços MAC que poderão acessar a rede.
Com isso você tem controle absoluto sobre quem pode ou não acessar a network que você criou, e pessoas não autorizadas não receberão sequer um endereço de IP do seu roteador.
Nord VPN
Tenha seus dados online ilegíveis com a NordVPN. Aumente sua segurança online, com uma navegação segura contra criminosos e vigilância. Seus dispositivos protegidos e com suporte 24h.
Mas professor, o que é um endereço MAC?
MAC é a sigla de Media Access Control, ou seja, o Endereço MAC nada mais é que o endereço de controle de acesso da sua placa de rede. É um endereço único, com 12 dígitos hexadecimais, que identifica sua placa de rede em uma rede. Ele se parece com isso:
00:19:B9:FB:E2:57 ou 00-19-B9-FB-E2-57 |
De posse dos números e letras que formam os endereços MAC dos computadores da sua rede, você não precisa sequer definir uma senha para o Wi-Fi. Apenas computadores com o endereço autorizado poderão acessar a rede. O roteador não distribuirá endereços de IP para dispositivos sem o MAC cadastrado no sistema.
Opa, legal. Mas onde eu acho o endereço MAC do meu PC?
Aí depende. Se você está usando um PC com Windows é em um lugar, em um PC com Linux ou Mac é em outro. Nós vamos tentar cobrir praticamente todas as possibilidades, mas se você se lembrar de alguma que não abordamos, coloque nos comentários!
Windows 95, 98 e ME
- Clique no botão Iniciar e clique em Executar;
- Digite winipcfg no campo que aparece;
- Clique no botão OK;
- Na janela que aparece, o endereço MAC está listado como “Endereço do adaptador”.
Windows NT, 2000, XP, Vista e 7
- Clique no botão Iniciar e clique em Executar;
- Digite CMD na tela que aparece e pressione OK;
- Digite ipconfig –all (não se esqueça do traço) e pressione a tecla Enter;
- No texto que aparece, o endereço MAC está listado como “Endereço físico”.
MAC OS9 ou anterior
- Acesse o Painel de controle;
- Selecione a opção TCP/IP;
- Na tela que aparece, clique em Arquivo e em Obter informações;
- Na janela exibida, o endereço MAC está listado como “Endereço de hardware”.
MAC OSX
- Clique em Preferências do sistema;
- Na janela que aparece, clique em Rede;
- Na próxima janela, selecione a aba TCP/IP;
- O endereço MAC está listado como Endereço Ethernet.
Linux ou UNIX
- Abra o Terminal;
- Na janela do Terminal, digite ifconfig e pressione a tecla Enter;
- Caso receba a mensagem command not found, digite /sbin/ifconfig ou /bin/ifconfig e pressione a tecla Enter;
- O endereço MAC está listado como HWaddr no campo designado por eth1 ou wlan0 (por padrão, embora possam ocorrer alterações no nome de acordo com a distribuição do Linux utilizada e as suas configurações).
Supimpa! Mas e o endereço MAC do meu smarphone?
Novamente, em virtude da quantidade enorme de sistemas operacionais para aparelhos celulares, em cada um é em um local diferente. Vamos cobrir os mais comuns aqui (mas se você quiser colocar mais opções nos comentários, lembre-se de que pode estar ajudando outras pessoas).
Windows Mobile 5.x e 6.x
- Antes de mais nada, ligue a conexão Wi-Fi do seu aparelho;
- Clique no botão Iniciar e escolha a opção Configurações;
- Clique na aba Conexões e clique sobre o ícone LAN sem fios;
- Clique na aba Avançado. O endereço MAC está listado aí.
iPhone e iPod Touch
- Clique no ícone Configurações;
- Selecione a opção Geral;
- Clique sobre a opção Sobre;
- O endereço MAC está listado como Wi-Fi Address.
Android
- Acesse o Menu e clique no ícone de Configurações;
- Clique sobre a opção Sobre o telefone;
- Agora clique sobre a opção Status;
- O endereço de MAC está listado como Endereço MAC da rede Wi-Fi.
BlackBerry
- Acesse o menu do aparelho;
- Clique no botão Opções;
- Agora clique na opção Status;
- O endereço MAC está listado como WLAN MAC address.
Beleza, já tenho todos os endereço MAC. E agora?
Agora é só configurar sua rede para aceitar apenas dispositivos com o endereço MAC cadastrado. Lembre-se de efetuar os cadastros utilizando um computador com conexão por cabos, e cadastrar primeiramente o endereço MAC do computador que você está utilizando para fazer os cadastros.
A localização dos cadastros varia de roteador para roteador, mas deve se parecer com “filtragem de MAC” ou “Filtro de Endereço MAC”. Procure no manual do seu roteador ou no arquivo de ajuda para descobrir como cadastrar corretamente os endereços que você arrecadou. Nuna mais seu vizinho pentelho vai roubar seu sinal de Wi-Fi e acabar com sua conexão.
Lembre-se de que dispositivos não cadastrados não receberão um endereço de IP do seu roteador e, por consequência, não conseguirão acessar a rede. Sempre que um amigo levar um laptop, smartphone ou computador na sua casa e quiser acessar a rede ou a internet, será necessário cadastrar o endereço MAC do dispositivo dele.
Entretanto, esse cadastro precisa ser feito uma única vez. Ele é salvo na memória do roteador e sempre que aquele aparelho quiser acessar a rede, um endereço de IP será definido para ele.