O avistamento de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) tem surpreendido alguns moradores de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No entanto, apesar da repercussão de diversas páginas locais, o alvoroço pelos supostos avistamentos pode ser explicado pelo lançamento de satélites da Starlink ou até mesmo balões.
Nas redes sociais, vídeos enviados por moradores mostram possíveis OVNIs em plena luz do dia, além de objetos estranhos durante a noite. Com uma qualidade de gravação questionável e poucas informações, é fácil acreditar na aparição de naves alienígenas ou um veículo especial totalmente novo, quando, na verdade, o acontecimento é bem mais simples do que parece.
- Saiba mais: OVNI gigante estaria observando a Terra? [Vídeo]
No primeiro vídeo, gravado durante a noite, que mostra um objeto reto no céu, um dos prováveis fenômenos exibidos nas imagens é o chamado “trem de satélites”. Esse movimento ocorre quando alguma empresa, como a gigante Starlink, envia um conjunto de satélites à órbita simultaneamente, criando esse aspecto retilíneo que dura pouco tempo — gerando diversos avistamentos equivocados de espaçonaves pela internet.
O segundo conteúdo divulgado mostra um objeto cilíndrico durante o dia, e embora o caráter sensacionalista da publicação clame por algo que “não é desse mundo”, parece simplesmente um balão de gás preto que está refletindo a luz do Sol enquanto gira.
Avistamentos quase sempre são falsos
Por mais que a aparição de OVNIs seja algo relativamente normal, quase sempre esses avistamentos têm explicações científicas. Seja um balão, um conjunto de satélites, ou drones, a maioria dessas “naves de outros planetas” são objetos criados por humanos que pela distância, falta de iluminação e pouca clareza nas imagens, criam uma percepção errada.
Há algumas semanas, diversos objetos não identificados lotaram a costa leste dos Estados Unidos. Enquanto muitos especularam sobre uma invasão alienígena, o início de uma guerra provocada pela China, e outras pautas conspiratórias como essas, a principal suspeita é que os pontos no céu eram apenas drones.
Por mais que diversos especialistas acreditem na existência de OVNIs, originários de outros planetas ou por meio de tecnologias militares da Terra, boa parte dos avistamentos é falsa. O TecMundo já explorou esse assunto em entrevistas com ufólogos, como no primeiro episódio do TecVerso. Confira abaixo:
Categorias