Google facilita a desativação de resultados personalizados na busca

1 min de leitura
Imagem de: Google facilita a desativação de resultados personalizados na busca

Desativar a exibição de resultados de pesquisa personalizados no Google ficou mais fácil, a partir de uma atualização feita recentemente pela empresa. Conforme relatou o site Search Engine Roundtable na quinta-feira (5), o buscador adicionou um novo botão para realizar a função.

Localizado na parte inferior da página de resultados, o botão “Experimentar sem personalização” modifica a forma de exibição das respostas para o assunto pesquisado. Ao tocar nele, uma nova página é carregada, mostrando resultados que não são baseados na sua localização e histórico de pesquisa, entre outros fatores.

Ao acionar o recurso, uma nova página é aberta para visualizar a pesquisa sem personalização. (Imagem: Search Engine Roundtable/Reprodução)
Ao acionar o recurso, uma nova página é aberta para visualizar a pesquisa sem personalização. (Imagem: Search Engine Roundtable/Reprodução)

Trata-se de uma opção a mais para quem possui preocupações relacionadas à privacidade dos seus dados. Por outro lado, a ativação dessa ferramenta pode deixar a busca um pouco menos efetiva, já que os resultados podem não ser direcionados para os seus interesses pessoais.

“Essa mudança torna mais fácil para as pessoas obterem uma compreensão precisa se seus resultados foram personalizados, ao mesmo tempo em que fornece a elas a oportunidade de explorar resultados não personalizados”, explicou o porta-voz do Google, Ned Adriance, ao The Verge.

Alteração não é permanente

Ainda conforme o representante da gigante das buscas, tocar no botão “Experimentar sem personalização” não significa que o usuário está realizando uma modificação permanente nas configurações do buscador. A funcionalidade permite visualizar os resultados de uma maneira diferente, mas apenas temporariamente.

Vale ressaltar que há outras formas de desativar a exibição de resultados personalizados, como realizando ajustes nas configurações da conta Google, restringindo o acesso aos dados de navegação. A publicação lembra, ainda, que a adição do parâmetro “PWS=0” ao final da URL tem a mesma função.

Para verificar a disponibilidade do botão, basta fazer uma pesquisa no Google e rolar a página até o final. Em algumas buscas, a plataforma já exibe a mensagem “Os resultados não são personalizados” mesmo sem a ativação anterior do recurso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.