Adeus, X? Threads teve 35 milhões de novos cadastros só em novembro

2 min de leitura
Imagem de: Adeus, X? Threads teve 35 milhões de novos cadastros só em novembro

A rede social Threads registrou aproximadamente 35 milhões de cadastros de novos usuários apenas no mês de novembro. O dado foi confirmado por um representante da companhia ao site Engadget.

Segundo as estimativas, a plataforma da Meta (dona também de Instagram, Facebook e WhatsApp) adicionou cerca de um milhão de pessoas por dia, em uma média que está se mantendo nos últimos três meses. O número total não foi atualizado, mas há algumas semanas estava em mais de 275 milhões de usuários de acordo com o CEO da empresa, Mark Zuckerberg.

Para efeitos de comparação, a quantidade de novos cadastros no Threads em apenas um mês já é superior ao total de usuários da concorrente Bluesky desde a sua fundação. A rede social recentemente chegou aos 20 milhões de usuários, após também chegar pela primeira vez na liderança em downloads na App Store do iPhone.

Como o Threads cresceu tanto?

O Threads foi lançado em julho de 2023 como uma alternativa da Meta ao X (antigo Twitter) e, rapidamente, conquistou uma base sólida de cadastrados. Um dos fatores que mais contribuiu para isso foi o cadastro simplificado, importando a mesma conta de uma pessoa no Instagram.

Além disso, a plataforma tem se beneficiado das contestações cada vez maiores ao serviço chefiado por Elon Musk. Políticas recentes do bilionário, como permitir que usuários bloqueados vejam os seus conteúdos e usar postagens da comunidade para treinar uma inteligência artificial (IA) geraram migração em massa de certas categorias de usuários, como artistas.

Envolvimento de Elon Musk no X e na política dos EUA contribuiu para fuga da rede. (Imagem: GettyImages)
Envolvimento de Elon Musk no X e na política dos EUA contribuiu para fuga da rede. (Imagem: GettyImages)

O envolvimento de Musk com a política e a sua participação na eleição dos Estados Unidos e no futuro governo de Donald Trump — inclusive manipulando o algoritmo do X ao seu favor — é outro fator que pesou negativamente na decisão.

O Brasil também foi responsável por um êxodo da rede social, em especial depois da suspensão do X em território nacional por mais de um mês em 2024. Neste caso, porém, quem registrou maior crescimento foi o Bluesky.

Em busca de retenção desses novos usuários e para resolver pedidos da comunidade, o Threads está também adicionando novidades. Elas incluem o combate às chamadas "iscas de engajamento", a adição de resumos de tópicos quentes (como uma espécie de Trending Topics) e feeds customizados, incluindo um que mostra só postagens de quem você segue e pode ser colocado como padrão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.