O YouTube experimenta trazer a navegação estilo TikTok para vídeos longos, relatam usuários nas redes sociais. Nesse novo formato, você poderia avançar para o próximo vídeo da fila de reprodução arrastando a tela para cima.
Nesse novo gesto, arrastar a tela de baixo para cima avançará para o próximo vídeo disponível na fila, caso o conteúdo esteja em tela cheia. Arrastar para baixo, intuitivamente, levaria o usuário ao vídeo anterior.
Trata-se de uma mudança significativa em usabilidade, uma vez que o gesto de arrastar para cima é reservado à navegação de menus na reprodução em tela cheia. Atualmente, o gesto abre a lista de vídeos recomendados, mas sem sair do modo de reprodução.
The YouTube product team is fucking the gestures in the Android app one after another.
Who the fuck wants to scroll on a long form video? It was more useful to minimize/maximize videos.
As if fucking the in-app PiP wasn't satisfying enough to whoever is getting off this. pic.twitter.com/1jY0XFbiMW— Tushar Mehta (@thetymonbay) November 11, 2024
O novo gesto de navegação parece estar disponível para poucas pessoas, portanto os relatos são escassos e nem todos têm acesso — o TecMundo, por exemplo, não conseguiu conferir a novidade.
O YouTube costuma experimentar novas interfaces, gestos e interações, mas não necessariamente as implementa na versão final. Portanto, ainda é possível que a navegação com "arrasta para cima" não seja liberada para todos.
YouTube já tem navegação vertical
Hoje, o YouTube concorre diretamente com o TikTok com os vídeos do YouTube Shorts, em que aplica a navegação vertical. Por lá, o estilo de transição faz sentido, principalmente por estar em um formato que popularizou o "arrasta para cima" para ir de um conteúdo para outro.
Contudo, nada garante que essa solução também vai atender a necessidade de navegação de vídeos tradicionais. Nesse caso, a interface requer funções específicas para permitir que o usuário navegue para qualquer trecho do conteúdo e possa minimizá-lo com facilidade.
De toda forma, a adição é apenas um teste, e até agora a distribuição parece ser bem limitada. Se apareceu aí no seu app, resta aguardar se vai ficar para sempre.
Fontes