Sabe quando você abre o Instagram no seu celular, vê um conteúdo interessante e "perde" ele de vista porque a tela atualizou e colocou outra postagem no lugar? A plataforma agora não vai mais fazer isso, atendendo a vários pedidos e reclamações da comunidade.
A mudança na plataforma de Meta foi confirmada pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri. Segundo ele, o recurso era chamado de rug pull ("puxada de tapete", em tradução livre para o português) e não acontecia sem querer, mas sim de forma proposital.
De acordo com Mosseri, ele mesmo achava que isso era "irritante", mas há uma explicação técnica para essa ação. O conteúdo era atualizado porque fazia parte da inicialização do aplicativo, que envolve pré-baixar uma série de fotos e vídeos para exibir isso ao usuário sem travamentos.
"Nós fazíamos isso porque tentávamos carregar conteúdos, mas isso levava um tempo. Então, nós mostrávamos a você acho que já estava baixado enquanto isso, o que era muito bom para o engajamento", explica o executivo.
A partir de agora, o Instagram vai carregar novos conteúdos e mantê-los "em espera" até que o usuário deslize a tela para baixo, em busca de mais postagens no feed. Dessa forma, será possível conferir mais uma vez o que apareceu para você na tela e, se quiser, salvar ou compartilhar essa publicação.
Mais mudanças no Instagram
Mosseri não explicou quando essa atualização foi lançada, mas diz que ela até "tirou um pouco do engajamento" de algumas publicações em troca de uma melhor experiência para o usuário médio.
Também por questão de economia de dados, o CEO recentemente confirmou que o app piora qualidade de vídeos que não são populares.
Além disso, entre atualizações, a plataforma recebeu ou está testando filtros e categorias para ajudar a organizar as DMs, selfie em vídeo como forma de recuperar conta e um atalho para adicionar músicas de Reels no Spotify.
Fontes