Algumas redes sociais ofereceram uma experiência desatualizada para quem acompanhava a apuração dos votos nas Eleições 2024 dos Estados Unidos, na terça-feira (5), com base nos relatos dos usuários. A plataforma que recebeu mais reclamações foi o Threads, como noticiou o TechCrunch.
De acordo com as queixas, o algoritmo do rival do X falhou em exibir posts, comentários e discussões sobre a disputa entre Kamala Harris e Donald Trump em tempo real. Esses conteúdos eram mostrados com atraso no feed “Para você”, que recomenda publicações com base nos interesses e perfis com os quais o usuário interage.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: Trump x Kamala: as eleições vão aumentar ou baixar os preços dos eletrônicos no Brasil?
Publicado por @nillyboblesVer no Threads
Publicado por @jdhovlandVer no Threads
“Este aplicativo é horrível para esta noite. O lixo desatualizado que estou vendo no feed Para você é irritante”, escreveu um usuário da plataforma da Meta, acompanhado de outros relatos do tipo. A maioria dos comentários era de apoiadores da candidata democrata, que visualizavam posts de horas atrás enquanto Trump se aproximava da vitória.
Queixas semelhantes também foram notadas no TikTok, igualmente no feed “Para você”. Na manhã desta quarta-feira (6), quando o republicano já tinha votos suficientes para ganhar a eleição, o app exibia vídeos de pessoas pedindo apoio para os candidatos e imagens da cobertura realizada um dia antes.
Experiência em tempo real
Para quem prefere ver as postagens de forma cronológica, a melhor opção é o feed “Seguindo”, que exibe as publicações dos perfis seguidos pelo usuário. Alternar entre as duas opções geralmente é fácil, mas encontrar esta alternativa no Threads pode ser mais complicado.
No app, é necessário pressionar o ícone da rede social na parte superior da tela para que as duas opções de guias sejam exibidas e o usuário escolha a mais adequada para o momento. Já na versão web, existe a possibilidade de fixar várias colunas, entre as quais a “Seguindo”, que exibe as postagens em tempo real.
Autoridades reguladoras da União Europeia têm pressionado as big techs para a desativação de feeds com recomendações de conteúdos feitas por algoritmos, como é o caso da opção “Para você”. Mas em alguns países, não há regras para o funcionamento deste recurso.
Fontes
Categorias