Não há dúvidas de que, nos últimos tempos, ferramentas como ChatGPT e Bard estão ganhando cada vez mais destaque. Como uma de suas funções é escrever conteúdos, identificar se um texto foi escrito por uma IA ou por uma pessoa, se tornou uma tarefa relevante para muitas empresas.
Caso trabalhe com produção e revisão de texto e esteja neste dilema, selecionamos 14 dicas essenciais para saber se um texto foi escrito por uma Inteligência Artificial. Confira!
- Fique por Dentro: Como usar o Meta AI no WhatsApp?
1. Tom consistente e impessoal
O primeiro ponto que você pode observar é na forma como o texto foi escrito, especialmente no que diz respeito à consistência e a impessoalidade.
Textos gerados por IA frequentemente mantêm um tom uniforme e impessoal. A tecnologia tende a evitar extremos emocionais e usa uma linguagem moderada, resultando em textos com um tom neutro. Caso perceba uma ausência de personalidade ou variação de estilo, redobre a atenção: isso pode ser um sinal de geração por IA.
2. Excesso de polidez
A Inteligência Artificial costuma ser excessivamente polida e formal na maior parte dos contextos. Vale lembrar que muitos modelos de linguagem foram treinados para evitar ofensas e polêmicas, resultando em uma linguagem que é mais neutra e educada se comparada àquela utilizada em textos escritos por pessoas.
3. Estrutura previsível
A IA costuma seguir padrões previsíveis, como introduções que explicam exatamente o que será abordado e até mesmo conclusões que resumem o conteúdo. É uma estrutura que se repete inúmeras vezes, especialmente quando a IA não é bem treinada.
Diferente de um humano, a IA apresenta padrões previsíveis de texto. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução
Nesse sentido, é bem provável que um texto com os aspectos mencionados acima tenham sido gerados por alguma inteligência artificial.
4. Frases muitos longas
Nada pior do que um texto escrito com frases muito longas não é mesmo? Acredite: até mesmo a IA pode se comportar dessa forma quando falamos em produção de texto.
Apesar de ser treinada para seguir os padrões da língua portuguesa, a Inteligência Artificial ainda não consegue lidar muito bem com os tamanhos de frases: ou elas acabam ficando cortadas e sem sentido ou conexões lógicas, ou são muito grandes para tentar resolver esse problema.
5. Poucas variações e repetições de palavras
Essa aqui é uma possibilidade fácil de ser detectada, pois a IA muitas vezes usa uma quantidade limitada de sinônimos e não consegue capturar a variedade de termos que os humanos naturalmente utilizam.
O texto repete as mesmas palavras ou frases de tempos em tempos? Então isso pode ser um sinal de que ele foi gerado por IA.
6. Falta de erros gramaticais naturais
O seu revisor pode até gostar, mas é comum que um redator humano deixe passar um erro ou outro de gramática.
Entretanto, os textos feitos por IA geralmente são gramaticalmente perfeitos, o que não é tão comum na escrita humana natural. Por isso, ligue o radar da desconfiança caso isso aconteça.
7. Ideias repetidas
Muitas vezes, a IA repete conceitos ou palavras de maneira redundante ao longo do texto, especialmente quando a tarefa envolve alongar uma resposta.
Por conta disso, textos que repetem a mesma ideia, reformulando-a várias vezes, podem ser resultado de uma geração por IA.
8. Falta de profundidade em tópicos mais complexos
Embora as IAs possam fornecer informações claras, elas geralmente apresentam uma explicação superficial, especialmente em temas mais profundos ou abstratos.
Se o texto parece “segurar” em tópicos complexos, limitando-se a uma abordagem básica, o farol amarelo deve ficar aceso para um possível texto gerado por algum tipo de assistente virtual.
9. Frases de transição padronizadas
Essa é mais uma limitação da IA, pois ela tende a usar frases de transição como “além disso”, “por outro lado” e “em conclusão” de forma padronizada.
A inteligência artificial também conta com padrões mais previsíveis nas frases de transição. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução
Apesar de serem termos bem comuns em textos humanos, uma pessoa possivelmente tentaria buscar outras alternativas para conectar suas ideias ao longo do que é escrito.
10. Uso de exemplos genéricos
Se o seu texto precisa de alguns exemplos, por muitas vezes a IA vai fornecer exemplos amplos e genéricos, evitando detalhes específicos.
Por exemplo, em um texto sobre produtividade, a inteligência artificial pode citar “técnicas de gestão de tempo” de forma vaga, sem se aprofundar em estratégias concretas ou originais.
11. Desconexão cultural e contextual
Eis aqui mais uma barreira que a IA não consegue cruzar muito bem. Em várias situações, ela não entende nuances culturais ou contextuais que os humanos percebem intuitivamente.
Em temas culturais ou históricos específicos, a resposta de uma IA pode soar genérica ou mesmo errada, já que ela não conta com uma compreensão completa de detalhes mais específicos.
12. Padrões de SEO evidentes
Os textos gerados por IA costumam ter uma estrutura otimizada para SEO, com uso recorrente de palavras-chave, subtítulos e listas. Esse formato pode indicar que a IA foi instruída a criar conteúdo com foco em otimização, algo comum em ferramentas de geração de conteúdo.
Outro ponto: desconfie se o texto vier com muitos negritos na palavra-chave ou termos muito curtos, um padrão que a inteligência artificial ainda tende a seguir quando se fala em SEO.
13. Ausência de opiniões ou ponto de vista
A IA é projetada para ser imparcial e objetiva, evitando emitir opiniões. Se você receber um texto que peca em apresentar uma opinião clara, especialmente em temas subjetivos, existe uma chance de que a tecnologia tenha cuidado da redação deste material.
14. Formalidade excessiva
Conforme já mencionamos aqui ao longo do texto, a IA geralmente usa uma linguagem formal mesmo em contextos mais descontraídos ou faz poucas brincadeiras em alguns textos, deixando-o mais truncado.
Caso o tom do texto seja muito formal, mesmo para um conteúdo mais casual, é possível que o texto tenha sido gerado por IA.
E você, concorda com os tópicos apresentados acima quando se fala em texto gerado por IA? Qual a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe a sua mensagem com os demais leitores do TecMundo usando nossas redes sociais, e aproveite para descobrir como funciona uma fábrica de IA. Até a próxima!
Fontes
Categorias