O assistente de escrita do Gmail agora está disponível na versão web do cliente de e-mail. Exclusiva para assinantes, a função ajuda a elaborar e revisar mensagens usando a inteligência artificial generativa do Google, o Gemini.
Conhecido como "Help me write" (ou "Ajude-me a escrever", em português), a função atua exatamente como no app Gmail para celular. A ferramenta aparece assim que você cria uma mensagem, estando ela totalmente vazia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Assim como no aplicativo, o "Ajude-me a escrever" do Gmail pode formalizar, elaborar ou encurtar um e-mail a partir de um texto inicial. Embora não seja uma função inédita, a integração com o Gemini torna o uso da IA bem mais conveniente no dia a dia.
Complementando a função, há o novo atalho "Polish" ("Polir", em tradução livre). Como o nome sugere, o botão ajuda a refinar mensagens para envios mais enriquecidos e formais. A ferramenta está disponível em mensagens com pelo menos 12 palavras como botão ou pelo atalho Ctrl + "H" no PC.
Segundo o Google, a função é ativada por padrão em grupos corporativos e para usuários finais. Contudo, a função é exclusiva para assinantes, portanto está disponível para contas Gemini Business, Enterprise, Gemini Education e Education Premium e Google One AI Premium.
A nova ferramenta de escrita do Gmail é distribuída de forma gradativa desde segunda-feira (28) e pode levar até 15 dias para alcançar todo mundo.