Uma carta de apresentação aparentemente criada por inteligência artificial generativa viralizou após ser mostrada pela CEO da varejista de moda Showpo, Jane Lu, em seu perfil no TikTok, na última quarta-feira (23). Conforme a empresária, trata-se da “pior candidatura a emprego de todos os tempos”.
No vídeo, a jurada do Shark Tank Australia mostrou alguns trechos do documento que ela recebeu por e-mail relacionado à vaga de assistente disponível em seu curso de negócios. Ela apontou uma série de falhas no texto, classificado como algo que parecia ser fruto do “copia e cola do ChatGPT”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
@thelazyceo This may very well be the worst email I’ve ever received… also one of the funniest ????? #email #chatgpt #fashion ? original sound - Jane Lu
Entre as falhas detectadas por Lu, uma das que mais chamou a atenção foi a parte sobre experiências anteriores, na qual a pessoa se esqueceu de remover a orientação da IA a respeito do que digitar ali. O trecho para citar habilidades relevantes e a participação em cursos e outras iniciativas também foi deixado em branco.
Além disso, o candidato não excluiu o prompt de comando que pode ter sido usado para pedir à IA que criasse a carta de apresentação de emprego, deixando a empresária chocada. Segundo a executiva, os erros evidenciam uma total falta de cuidado inclusive com a revisão antes de enviar um documento tão importante.
Empresária aconselha usuários de IAs
Como era de se esperar, a candidatura não foi adiante, com a contratante eliminando da seleção a pessoa que usou uma carta de apresentação gerada por IA sem fazer nenhuma edição no documento. Antes de finalizar o vídeo, Lu deu um conselho para quem estava pensando em concorrer à vaga.
“Eu amo o ChatGPT, mas você precisa usar um pouco disso”, disse a fundadora da Showpo apontando para a cabeça, sugerindo que a tecnologia deve ser usada com cautela em determinados casos.
Conforme destaca o New York Post, 48% dos australianos conhecem as ferramentas de IA, mas a população jovem é a mais propensa a usar a tecnologia no país. A geração Z (40%) e a geração Y (37%) são as que mais recorrem ao ChatGPT e a outros bots inteligentes.
Fontes