A rede social Threads tem se popularizado não apenas como uma alternativa ao X (antigo Twitter) e ao Bluesky, mas também por um problema cada vez mais recorrente. A plataforma da Meta encara uma quantidade cada vez maior de "iscas de engajamento", que estão irritando parte da comunidade.
Quem reconhece isso é o CEO do Instagram e do Threads, Adam Mosseri. Em resposta a alguns usuários no próprio serviço, ele reconheceu que há várias publicações na rede social feitas apenas para provocar e gerar uma alta quantidade de curtidas e comentários — levantando de propósito debates vazios e sem objetivo além dos números inflados ou a recomendação do algoritmo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Temos visto um aumento nas iscas de engajamento no Threads e estamos trabalhando para colocá-las sob controle. Mais novidades virão", afirma o executivo.
O Threads tem um problema?
A discussão no Threads começou após a reclamação de um usuário sobre uma imagem claramente gerada por inteligência artificial (IA) com um texto falso sobre vestuário e transporte público — a pessoa reclamava de mulheres mais velhas usando minissaia no metrô e perguntando se isso era visto como normal pelos seguidores.
"Contas de engajamento no Threads usam imagens de fazendas de conteúdo, sem se importar até de tirar a marca d'água, e provocam comentários furiosos. O Threads acha que isso significa que a postagem tem valor, então mostra para mais pessoas e... repete tudo isso", denunciou um usuário conhecido como @pkafka na rede social.
A "fanfic" que gerou a discussão sobre iscas de engajamento na plataforma.Fonte: Threads
Ele ainda apontou para uma entrevista de Mark Zuckerberg em setembro de 2024, com o CEO explicando que comentários "não são subordinados a uma postagem" e isso torna eles "meio que nivelados de forma igual" — ou seja, que a alta quantidade significaria que há algo positivo acontecendo na publicação.
Mosseri respondeu a essa crítica e defendeu o chefe. "Nem todos os comentários ou respostas são bons. A fala do Mark é mais sobre o Twitter ter sido pioneiro no formato em que uma resposta pode ser impulsionada, o que é uma coisa boa, mas isso não significa que todas elas deveriam ser", explica.
Até o momento, o executivo não explicou quais serão as ferramentas de moderação no Threads e nem deu um prazo para a aplicação.
Categorias